O melhor pedaço da Maçã.

Novo app do Corpo de Bombeiros de San Ramon usa tecnologia e voluntários para salvar vidas

Ícone do Fire Department

Imagine a seguinte situação: você está andando pela rua quando, de repente, sente um mal estar, sofre uma parada cardíaca e é salvo por um estranho que, por ter treinamento em primeiros socorros, foi capaz de lhe prestar uma reanimação cardiorrespiratória e ganhar tempo até que paramédicos chegassem.

Publicidade

Um milagre? Certamente, mas o Corpo de Bombeiros de San Ramon, Califórnia, pretende usar tecnologia de ponta para tornar esse tipo de situação mais comum. O app Fire Department [6,7MB; requer o iOS 4.2 ou superior] será empregado para criar uma rede de cidadãos capazes de ajudar pessoas que precisem de socorro urgente.

Ele funciona mais ou menos assim: você o instala no seu iPhone, preenche um cadastro com as suas informações e capacidades (se sabe fazer reanimação cardiorrespiratória, seu nível de conhecimentos em primeiros socorros, etc.) e então o deixa rodando em plano de fundo, usando o sistemas de localização do iOS 4 que colhe informações de torres de celular sem prejudicar a autonomia da sua bateria.

Fire Department em iPhones 4

Quando o serviço público de emergência receber uma chamada, vão saber sua posição aproximada e suas capacidades de prestar assistência. Assim, o pessoal do 911 vai poder enviar um alerta diretamente para o seu iPhone dizendo onde sua ajuda é necessária e, se for o caso, indicando precisamente onde é possível encontrar um desfibrilador portátil.

Publicidade

Este é o tipo de iniciativa que deveria servir de exemplo. No futuro, quem sabe, ter um app destes em seu smartphone será quase como ser doador de sangue: o tipo de coisa que você não precisa fazer, mas que pode ajudar a salvar vidas e não custa praticamente nada.

[via TechCrunch]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Cathode adiciona um pouco de charme à moda antiga ao Terminal do Mac OS X

Próx. Post

Microsoft está satisfeita com vendas do Office 2011; versão trial é anunciada

Posts Relacionados