O melhor pedaço da Maçã.

Google lança versão web do Android Market, mas levanta a ira de empresas de segurança

Android Market

Usuários do Android tiveram de aguardar nove meses para que o Google finalmente lançasse uma versão desktop do Market, para compras de aplicativos fora do smartphone. A loja é baseada no browser e possui um layout bem simples, mas também conta com um recurso bastante inovador: já que os usuários do Android não precisam depender de programas como o iTunes para gerenciar apps, o novo serviço online executa a instalação remota deles por meio da internet, logo após a confirmação de pagamento.

Publicidade

Basicamente, a mesma infraestrutura de rede também permite que você obtenha todos os seus programas de volta ao configurar um novo aparelho baseado no sistema móvel do Google, mas a sua confiabilidade no desktop levantou preocupações da parte de especialistas de segurança. Segundo a Sophos, a gigante de buscas não pensou nas complicações que podem ser geradas aos usuários em casos de fraude, como os que já aconteceram na iTunes Store durante o ano passado.

Nas fraudes que envolveram a loja da Apple, as informações bancárias dos usuários ficaram expostas a pessoas não autorizadas, mas elas não conseguiram fazer nada além de realizar compras aleatórias — cuja cobrança pode até ser revogada, com um pouco de esforço, entrando em contato com os bancos. Mas no caso do Android Market, isso pode ser ainda mais perigoso, pois não há nenhum esquema de autorização remota por parte dos usuários que impeça algum produto de ser transferido para um smartphone.

Publicidade

Em casos de fraude, a Sophos acredita que os usuários afetados poderão ser prejudicados pela instalação de programas maliciosos, que muitas vezes passam pela aprovação do Android Market sem problemas. Por enquanto, é difícil garantir que isso chegará a acontecer, mas é bom que o Google se prepare para eventuais possibilidades.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone 4 branco ganha espaço em prateleiras de lojas nos Estados Unidos e Canadá

Próx. Post

ARM registra novo faturamento recorde com sucesso do segmento móvel

Posts Relacionados