O melhor pedaço da Maçã.

Apple lança preview de desenvolvimento do Mac OS X Lion

Mac OS X 10.7 Lion no MacBook Air

A Apple lançou hoje o primeiro DP (Developer Preview) da versão 10.7 do Mac OS X, com o codinome Lion. Revelado em outubro do ano passado, o novo sistema operacional visa trazer aos computadores da empresa algumas inovações técnicas que fizeram o iPad eficiente, fácil de usar e livre de complicações tanto para consumidores quanto para desenvolvedores de aplicativos.

Publicidade

Mac OS X 10.7 Lion no MacBook Air

O novo Mac OS X Lion destaca recursos que tentam oferecer um fluxo de trabalho eficiente para usuários dos computadores da Apple. Entre eles, destaca-se o Mission Control, a união definitiva do Exposé, Dashboard e Spaces que oferece controle total dos programas e widgets em execução, como os atalhos de teclado e Dock que os usuários conhecem (e provavelmente adoram) no Mac OS X Snow Leopard.

Além disso, o Launchpad é agora o novo diretório de apps do sistema operacional, oferecendo um gerenciamento flexível inspirado em funções do iOS, como Pastas (Folders), que são ainda mais fáceis de configurar com a flexibilidade do mouse. Aplicativos obtidos por meio da Mac App Store são automaticamente redirecionados para este novo espaço do sistema.

Mail do Mac OS X Lion

Há outras novidades para usuários finais. Um novo Mail traz um visual widescreen com conversas encadeadas (à la Gmail), buscas avançadas e suporte ao Microsoft Exchange 2010. O novo AirDrop oferece a possibilidade de compartilhar arquivos entre Macs com configuração zero, sem fio. O FileVault foi completamente remodelado, para oferecer criptografia avançada de todo o volume de arquivos dos usuários com alta velocidade e possibilidade de destruição remota.

Publicidade

Para desenvolvedores, a Apple implementou interfaces de programação que se conectam com os recursos mais avançados do Lion inspirados no iOS. Com o Resume, eles poderão fazer seus programas voltarem rapidamente ao último estado antes de serem encerrados e os usuários não precisarão se preocupar com isso ao desligar o Mac ou fechar os programas. O Auto Save gravará documentos abertos sem precisar de comandos e poderá manter um histórico de versões integrado ao seus backups do Time Machine.

Mac OS X Lion - App Store

Gestos multi-touch oferecem controle avançado dos apps em execução a partir do Magic Mouse ou trackpads de notebooks e desktops. Aplicativos podem rodar em tela cheia com foco em produtividade, fácil alternância e sem perdas de desempenho. E administradores de TI podem contar com recursos corporativos do Mac OS X Server no novo Lion Server, que estará integrado em uma única versão do sistema.

O DP do Mac OS X Lion está disponível imediatamente para os afiliados do Mac Developer Program, através da Mac App Store. Sua versão final está em desenvolvimento com ritmo acelerado e deverá ser disponibilizada para todos no terceiro trimestre deste ano.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple anuncia nova linha de MacBooks Pro; detalhes dos últimos dias se confirmam

Próx. Post

Fast Shop inaugura hoje quatro novos Apple shops e realiza promoções em Macs [atualizado]

Posts Relacionados