O melhor pedaço da Maçã.

Mac OS X Lion dará um belo salto numa tendência que a Apple vem seguindo: o fim do Aqua

Aparência no Mac OS X

Quando todos ainda usavam o Mac OS 9, Steve Jobs surpreendeu o mundo ao demonstrar pela primeira vez a interface do novíssimo Mac OS X, batizada de Aqua. Numa brincadeira, Jobs disse que ela era “tão bonita que dava vontade de lamber”. Bem, depois de uns dez anos lambendo a tela dos computadores da Apple, nossas línguas já estão um pouco cansadas, tanto que há quem não suporte mais olhar para barras de rolagem, botões e controles brilhantes, cheios de gel virtual azul.

Publicidade

Controles Aqua no Mac OS X

Entra em cena o iOS, com diversos elementos de interface novos e amigáveis ao toque, mais discretos e funcionais. Como foi dito no evento “Back to the Mac”, muito do que a Apple aprendeu durante a criação de um sistema operacional móvel está voltando para os dektops, e o design do Mac OS X 10.7 “Lion” será bastante influenciado pelo que vimos em iPhones e, principalmente, em iPads. Uma dessas influências, por sinal, é a “drenagem”. 😛

Janela de fontes no Snow LeopardJanela de fontes no Lion

Compare as imagens acima, capturadas pelo AppleInsider: elas mostram a janela de Fontes no Snow Leopard [à esquerda] e no Lion [à direita]. Apesar de alguns comandos continuarem com o tradicional brilho azul, já é possível notar que as barras de rolagem “sumiram” (elas só aparecem em overlay, quando o usuário usa o scroll) e que a bolha no controle de tamanho de fonte assumiu um visual plano.

Menu de impressão no Snow LeopardMenu de impressão no Lion

Outros pontos em que o Aqua está sumindo é nos indicadores de menus drop-down, também aplainados, e nos botões de confirmação, mais quadrados e com menos profundidade que as “pílulas” presentes nas seis primeiras versões do Mac OS X.

Publicidade

Nada disso é uma grande novidade, porém: já há um bom tempo eram visíveis sinais de que a paixão da Apple pelo Aqua estava esvaecendo. Bastava olhar para aplicativos da suíte iLife ou até para o iTunes para notar que o brilho azul foi sumindo aos poucos, fosse em barras de rolagem ou comandos, dando lugar a controles foscos cada vez mais pretos e quadrados com cantos arredondados.

O que você acha dessa mudança? Deixe sua opinião nos comentários! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor: futuros iPods poderão ser feitos de fibra de carbono e contarão com sincronização via Wi-Fi

Próx. Post

Pretende viajar para Curitiba? Não vá sem antes baixar um guia turístico para o seu iPhone/iPod touch

Posts Relacionados