O melhor pedaço da Maçã.

Pesquisa da Flurry confirma que Apple e Google estão abocanhando mercado de videogames

Pesquisa da Flurry sobre videogames

Muito se fala sobre a plataforma iOS estar roubando mercado de gigantes de jogos como Sony e Nintendo, mas o quanto isso representa de fato nos números atuais? Foi isso o que a Flurry procurou apresentar em sua última pesquisa, a qual comprovou que Apple e Google estão de fato abocanhando uma boa fatia do segmento.

Publicidade

Considerando o mercado de videogames como um todo, observa-se que os consoles dedicados ainda mantêm o reinado, mas que tanto o iOS quanto o Android roubaram uma boa parte de market share do que antes era dominado por dispositivos portáteis dessas concorrentes. Juntos, seus 8% já representam um faturamento anual estimado em US$800 milhões.

Pesquisa da Flurry sobre videogames

O gráfico a seguir, que filtra os números apenas em games portáteis, mostra a coisa com bem mais clareza:

Pesquisa da Flurry sobre videogames

Como dá para ver, gadgets/smartphones com iOS e Android ganharam muito terreno de 2009 para 2010 nos Estados Unidos, roubando uma boa fatia tanto do Nintendo DS quanto do Sony PlayStation Portable (PSP). Somados, os dispositivos de Apple e Google já detêm hoje mais de um terço do total.

Publicidade

De uma maneira geral, dá para dizer que gamers pesados não abandonarão consoles dedicados — como o Sony PlayStation 3, o Nintendo Wii e o Microsoft Xbox 360 — tão cedo, visto que eles proporcionam experiências inigualáveis em dispositivos portáteis. Os que buscam jogos casuais e mais simples, porém, estão optando mais por gadgets multifuncionais e, principalmente, que estão sempre em seus bolsos.

Publicidade

Além disso, a Apple tem especialmente a seu favor um acervo de milhares de títulos na App Store, a maioria deles custando muito menos que semelhantes em outras plataformas. Assim, usuários dispõem de um número de opções em suas bibliotecas locais consideravelmente maior, visto que compras acabam sendo feitas bastante por impulso.

[via GigaOM]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Turma da Apple: “Yes! Nós temos Maçã!”

Próx. Post

Apple modifica Exposé, Spaces e suporte a gestos multi-touch no Mac OS X Lion

Posts Relacionados