O melhor pedaço da Maçã.

Participação da Apple no mercado de sistemas operacionais desktop cresce 15,8% em 2010

Pesquisa da Gartner sobre sistemas desktop

A atenção dada pelo mercado ao segmento móvel fez a Gartner passar um bom tempo sem divulgar estudos específicos sobre o mercado de PCs, mas a empresa finalmente publicou na semana passada os resultados de uma pesquisa feita com as maiores desenvolvedoras de sistemas operacionais desktop. Oracle (atual mantenedora do Solaris, com a compra da Sun), Red Hat e Apple foram os principais nomes mencionados pelo estudo, graças às ótimas taxas de crescimento registradas no ano passado e quando comparadas aos números de 2009.

Publicidade

Pesquisa da Gartner sobre sistemas desktop

Especificamente, a receita da Apple com a venda do Mac OS X cresceu 15,8% — o que é uma boa notícia, embora a mudança no seu market share tenha sido pequena (de 1,6% em 2009 para 1,8% em 2010). Atualmente, segundo a Gartner, a Maçã mantém uma plataforma de computação interessante aos olhos dos milhões de usuários do sistema móvel iOS, os quais lhe oferecem muito potencial por estarem sujeitos a experimentar um dos computadores dela e, consequentemente, se tornarem fiéis também fora do mercado de smartphones e/ou tablets.

Na venda de sistemas operacionais, a Microsoft saiu ganhando com o sucesso do Windows 7, o principal catalisador do seu crescimento de 8,8%. A gigante de Redmond mantém de longe o primeiro lugar nas pesquisas e a sua fatia de mercado atualizada é de 78,6%.

Publicidade

Entre as demais empresas importantes no mercado de sistemas operacionais estão ainda IBM e HP. No entanto, ambas tiveram uma atuação modesta no ano passado, dados os resultados avassaladores da estratégia da Oracle no segmento corporativo.

[via Electronista]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Acordo entre Apple e Time Inc. oferecerá revistas gratuitas para iPads aos atuais assinantes

Próx. Post

Enquanto o iTunes não ganha assinaturas, redes de TV a cabo fazem sucesso em iPads

Posts Relacionados