Empresa tenta trazer ZFS de volta à vida no Mac OS X

O sistema de arquivos ZFS, criado pela Sun (e atualmente propriedade da Oracle) foi proposto há muito tempo como um recurso para o Mac OS X Snow Leopard, mas foi descontinuado pela empresa antes de ele ser lançado.

Após dois anos desde o ocorrido, uma startup norte-americana, a Ten’s Complement, espera trazer o projeto de volta à vida no sistema operacional desktop da Apple, com o Z-410, uma solução de software para conectar HDDs formatados em padrões diferentes dos da Maçã por meio da recém-lançada interface Thunderbolt.

A empresa foi criada por Don Brady, ex-empregado da Apple justo na área de sistemas de arquivos. O Ars Technica teve a oportunidade de falar com ele e coletar diversas impressões sobre a tecnologia, que deverá funcionar transparentemente no Mac com upgrades de software da Ten’s Complement, atualmente em fase de testes.

O ZFS é um sistema de arquivos de 128 bits e foi portado para o Mac OS X em 2006; ele foi mantido (ainda que de forma apática) como um projeto de código aberto até 2009, quando foi encerrado. Há vários benefícios no seu uso: os menos hipotéticos para o momento são o suporte para arquivos de 16 exabytes (algo equivalente a um milhão de terabytes) e a capacidade de formatar HDDs com capacidade teórica de até 256 quadrilhões de zettabytes (onde 1 zettabyte é igual a 1.000 exabytes, ou seja, é quase infinito).

Voltando à cena real, há vários benefícios no seu uso que garantem alta redundância e integridade de dados, simplificam o gerenciamento de discos e oferecem recuperação automática de dados corrompidos. Trata-se da evolução perfeita para o HFS+, formato atualmente usado na formatação de HDDs para o Mac OS X Snow Leopard.

Se a ideia vingar, a Apple poderia até explorar o trabalho da Ten’s Complement para oficializar o suporte a ZFS no próprio Mac OS X. Há quem diga que isso ainda não ocorreu por questões de licenciamento, mas, se uma pequena companhia conseguiu contorná-las, a Maçã também pode.

[dica do Cabral]

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes