O melhor pedaço da Maçã.

WWDC 2011: iOS 5 ganha novo sistema de notificações, Newsstand e integração com o Twitter

Keynote de abertura da WWDC 2011

Das dez principais novidades a serem apresentadas hoje, Scott Forstall começou com talvez a mais aguardada de todas: um novo sistema de notificações para o iOS 5.

Publicidade

Notificações

Keynote de abertura da WWDC 2011

Seguindo exatamente o que já vimos nos diversos mockups e mods para gadgets jailbroken, o novo método de notificações usa a barra superior e a tela de travamento do iOS para exibir alertas de forma não-intrusiva, mas que permite a interação do usuário.

Com um gesto à la Android, puxando do topo para o meio da tela, é possível invocar todas as notificações em uma lista. Se algo acontecer enquanto você está ocupado, a notificação discretamente surge no topo da tela e some instantes depois, sem interromper um jogo, por exemplo. Se você quiser vê-la em detalhe, basta um gesto.

Publicidade

Na tela de travamento, as notificações aparecem sobre o wallpaper, com um ícone à esquerda, uma descrição breve e a hora em que ocorreu. Para acessar qualquer uma delas, basta deslizar para destravar.

Newsstand

A rumorosa loja de periódicos da Apple finalmente se concretizou, com o novo app Newsstand. Nele, é possível encontrar todas as suas revistas e jornais num só lugar, com uma prateleira virtual acessível diretamente da Home Screen.

Keynote de abertura da WWDC 2011

Assim como o iBooks, o Newsstand conta com uma loja própria que funciona de maneira integrada ao sistema, oferecendo inclusive downloads em plano de fundo para as edições novas que forem lançadas. Ela terá, claro, um sistema de assinaturas.

Twitter

Keynote de abertura da WWDC 2011

Exatamente como previam os rumores, o iOS 5 terá integração profunda com o sistema de microblogging e rede social mais famosa do mundo. Nas configurações do iOS, será possível cadastrar seu nome de usuário e senha para ter acesso ao Twitter em todo o sistema operacional e compartilhar tais dados com qualquer app autorizado.

O Camera e o Photos, por exemplo, ganharão um novo botão “Tweet” para enviar vídeos e imagens diretamente. Também será possível compartilhar de forma semelhante páginas do Safari e sua localização com o Maps.

[imagens: Engadget]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WWDC 2011: Scott Forstall apresenta o estado da plataforma móvel da Apple

Próx. Post

WWDC 2011: iOS 5 traz novidades para o Mobile Safari, app de lembretes e mais recursos para o Camera

Posts Relacionados