Apple adiciona ao iOS 5 novos recursos de acessibilidade que deverão beneficiar a todos

Quase sempre você faz um bem para alguém e sua boa ação acaba “resvalando” em muitas outras. Interessante notar que isso vive acontecendo quando uma pessoa pensa em facilitar a vida a de outras com necessidades especiais: ao ajudar quem precisa de uma forcinha em certas tarefas, todo mundo acaba beneficiado. É por causa disso que o Alex existe.

E é pelo mesmo motivo que agora o iOS 5 conta com um editor de vibrações customizadas para pessoas com deficiências auditivas poderem saber quem está ligando antes mesmo de olhar para a tela. O MacRumors encontrou um editor que permite criar padrões apenas tocando a tela:

Editor de vibrações no iOS 5

Depois de criar o padrão desejado (tã-tã-tã-TAAAM! tã-tã-tã-TAAAM!), você pode reproduzir, para sentir como ficou, e então salvá-lo e dar-lhe um nome. Tomara que isso se torne um padrão na indústria de celulares — e tomara que ninguém invente de patentear isso.

Editor de gesso no iOS 5

Um recurso similar foi descoberto pelo 9 to 5 Mac: também no menu de acessibilidade há um editor de gestos para interagir com acessórios de adaptação. Ele é igualmente simples, bastando desenhar o gesto e salvá-lo.

Por fim, só mais uma coisa: imagine que uma pessoa surda deixa o iPhone na mesa da cozinha enquanto prepara o jantar; será que dá pra sentir uma vibração? Não, certo? Mas a tela do iPhone liga, quando há uma chamada… só que ela não é exatamente um farol. Por isso agora há uma opção de usar o flash LED da câmera para alertar o usuário, segundo conta o TiPb.

É algo simples, mas que faz uma falta danada para quem precisa — e só dá mais opções para quem não precisa. 🙂

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes