Quanto tempo até a iTunes Store ter 1 bilhão de usuários?

Horace Dediu, do asymco, colocou em um gráfico a taxa de crescimento de várias plataformas, como o Android, o iOS, o Wii, o Xbox 360 e, entre elas, a iTunes Store, que hoje conta com 225 milhões de contas cadastradas com cartões de crédito.

É espantoso notar como a “loja de qualquer coisa” da Apple continua, mesmo depois de sete anos de existência, crescendo num ritmo logarítmico:

Crescimento logarítmico de plataformas - asymco

Como é possível? Para explicar isso, Dediu aposta na evolução natural que a loja da Apple sofreu ao longo dos anos: ela começou como um espaço para a venda de músicas, depois entraram filmes, seriados, programas de TV e, mais recentemente, apps. Basicamente nenhuma outra plataforma conseguiu se diversificar tanto e de forma tão flexível ao longo do tempo.

Mas como alcançar o 1º bilhão de usuários? O segredo certamente está em formas de dispensar a necessidade de usar cartões de crédito: seja por serem jovens demais ou por viverem em mercados emergentes, muitos usuários veem nisso uma limitação quase intransponível. A chave para ultrapassar essa barreira poderia estar na venda de Gift Cards, que atuariam como cartões pré-pagos da mesma forma que as operadoras de telefonia celular fizeram para se instalar em toda parte.

Talvez mais importante que saber quando o bilionésimo cadastro será feito na iTunes Store, é imaginar o que o sortudo que for dono desse cadastro vai ganhar na promoção. Porque sim, certamente haverá uma promoção para o bilionésimo cadastro. 😛

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes