iCloud deverá usar versões para acabar com conflitos de sincronização

Uma das minhas principais preocupações com o iCloud é a questão da sincronização de informações conflitantes: como a nuvem vai saber no que confiar? Pelo visto, já posso dormir tranquilo, pois John Gruber, do Daring Fireball, falou precisamente sobre isso durante um podcast com Dan Benjamin.

Versions no OS X Lion

É possível que versões sejam a resposta para conflitos na nuvem.

A solução encontrada pela Apple (e exaustivamente testada como o iBooks — sim, esse app aparentemente inofensivo foi o laboratório do iCloud; #brainsplodes) seria o emprego de versões: ao receberem informações conflitantes, os servidores decidiriam qual delas representa a verdade, mas manteriam a outra a salvo, caso o usuário deseje usá-la.

Ou seja, não haverá nenhuma caixa de diálogo alertando sobre conflitos ou pedindo decisões imediatas entre uma ou outra versão a ser escolhida — a outra, não selecionada, era sempre perdida para sempre. (Deus do Céu, como eu odiava isso, na hora de sincronizar calendários…)

Se tudo funcionar bem como Gruber descreve, este realmente poderá ser mais um daqueles pequenos recursos matadores para atrair usuários para as plataformas da Apple: nunca precisar se preocupar com arquivos perdidos ou mal editados é uma bênção, para quem é paranoico com conflitos de informações.

[via MacStories]

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes