O melhor pedaço da Maçã.

Opinião de leitor: o que ainda falta no OS X Lion?

Ícone/logo do OS X Lion

por Marcsheep

Publicidade

Ícone/logo do OS X LionTudo começou assim: levaram o melhor do Mac OS para fazer o iOS e agora o tio Jobs promete trazer de volta ao Mac OS o melhor do iOS, chegando na próxima versão do sistema operacional desktop da Maçã — o OS X Lion, que anda rugindo forte nesses últimos dias, desde que foi demonstrado na WWDC 2011. Julho começa daqui a dez dias, mas, como a Apple não definiu a data exata ainda, na pior das hipóteses ele poderá chegar às nossas mãos no finalzinho do mês, apenas.

Embora estejamos bem próximos de ter a versão final do bichano disponível na Mac App Store, a julgar pelos previews do sistema liberados para desenvolvedores, será que a Apple lembrou mesmo de colocar “tudo” no Lion? São mais de 250 novidades, é verdade, mas o que acharão os usuários?

Pessoalmente, eu já detectei algumas coisas de que senti falta nele.

iBooks e Newsstand

Poxa, Apple, que inovação legal a sua loja de livros digitais, mas na da Amazon.com eu posso comprar meus ebooks e lê-los no iPhone, iPad, Kindle, Mac, PC… com bookmarks, notas e páginas sincronizadas entre todos esses dispositivos via Whispersync — um “iCloud” que a Amazon inventou anos atrás para cumprir apenas essa função. Ok, Steve, responda-me: por que o bendito Lion, que quer trazer o melhor do iOS de volta ao Mac, ainda não recebeu o iBooks?

Publicidade

Ao menos na Developer Preview atual e na página do Lion no site da Apple, não se encontra nenhuma referência sobre um iBooks no Lion. Minha explicação é que você pode ler seus livros comprados na iBookstore através do Pré-Visualização (Preview), após sincronizar com o iTunes, abrindo-os como simples PDFs. Você também pode comprar livros acessando o iTunes do seu Mac. Ou seja, em partes, já podemos comprar e visualizar nossos livros. Mas Apple, eu quero ter a mesma experiência que tenho no iOS! Sem falar que o iTunes já está abarrotado de coisas (músicas, podcasts, vídeos e agora documentos do Pages, Keynote e Numbers… pff!), isto é, livrar uma categoria dele já ajudaria.

Imaginem só a experiência de um iBooks no seu Mac funcionando em tela cheia, com belas animações e transições de páginas, um ótimo lugar para gerenciar livros lidos, não-lidos, marcar páginas… não seria ótimo, como um hub de leitura?

Publicidade

Já que o iBooks no iOS não é um app nativo, ou seja, não está incluído no iPad ou iPhone/iPod touch quando o usuário o tira da caixa — deve ser baixado pela App Store —, a nossa esperança é de que o iBooks um dia seja lançado para Mac, da mesma maneira: disponível opcionalmente para download, via Mac App Store.

Realize nossos sonhos, Steve!

Integração nativa com ePub

Hahaha! Como o Pages exporta documentos para o formato ePub e o Pré-Visualização, nas últimas versões de teste do Lion, *não* dá suporte a esse formato? Como?!

Publicidade

Não é possível que a Maçã tenha deixado esse suporte de fora do Lion à toa! O formato ePub é padrão na indústria de ebooks, acho que isso mais uma vez corrobora a chegada de uma versão do iBooks para Mac.

Nova interface para o iTunes

O iOS 5 virá com uma nova interface do aplicativo Música (Music) no iPad; por que, então, não levá-la também para o Lion? Atualmente a versão 10.5 beta do iTunes, que já funciona em tela cheia no Lion, trouxe mudanças muito leves na interface, mas pra mim ainda é feia e lembra demais as anteriores.

Talvez a Apple o tenha deixado assim apenas para causar surpresa no lançamento.

iMessage

Primeiro: FaceTime para iPhone. Segundo: FaceTime para iPods touch e Macs. Terceiro: FaceTime para iPad.

Primeiro: iMessage para iPads e iPhones/iPods touch. Segundo: ?. Há! 😉

Calculadora

No Lion, o aplicativo Agenda (Address Book) apresenta a mesma interface que no iPad; ambos têm a mesma funcionalidade e tudo mais. Agora expliquem o porquê da diferença entre as calculadoras do Lion e do iOS?

Calculadora do OS X Lion

Calculadora do iOS (iPod touch)

Não há motivo nenhum para serem diferentes — ambas têm a mesma funcionalidade e, apesar de uma ser feita para uma experiência touchscreen, ela poderia ser aplicada ao Mac sem o menor prejuízo, inclusive ajudaria a diferenciar as teclas de função pelas cores.

Um novo iWork

Pages, Numbers e Keynote não fazem parte do Lion, mas são importantes “killer-apps” que só existem no mundo Mac! Infelizmente, durante a apresentação do Lion na WWDC, não vimos sombra de um novo iWork — apenas os mesmos apps com o ícone de tela cheia e suporte ao Versions (algo que uma simples atualização resolve).

Entretanto, dou uma dica do que esperar da próxima versão do iWork:

Pages no Snow Leopard

Antes: ícones + legendas (que perdem todo o sentido quando você já sabe as suas, uma tarefa fácil)

Pages no Snow Leopard

Depois: somente ícones! Less is more!

A razão de fundamentar essa mudança é de que todo o sistema do Lion está atualizado com essa tendência — acompanhe a barra do Pré-Visualização:

Pré-Visualização (Preview) no OS X Lion

Outra possível novidade para a próxima versão do iWork são novos temas para a barra de tarefas:

Pages no iOS (iPod touch)

Barra de tarefas do Pages no iOS

iCal no OS X Lion

Barra de tarefas do iCal no Lion

Inspector no OS X LionUm novo Inspetor (Inspector)

Apple, você faz aplicativos maravilhosamente simples — é só comparar o Numbers com o Microsoft Excel (em sua versão para Mac) pra ver o quanto este é feio! Mas acho que a Maçã consegue toda essa simplicidade “varrendo a poeira para debaixo do tapete”, ou melhor, da janela Inspetor!

Ela está no Numbers, Keynote, Pages e é um modo bem feio de dispor funcionalidades, ainda que sejam essenciais. Hora de mudar esse conceito?

Lembretes (Reminders)

Prometido para o iOS 5, o novo app Reminders tornará mais fácil criar alertas, listas e lembretes diversos.

O iCal no Lion tem uma coluna separada apenas para os lembretes. Já é possível priorizá-los, criar alertas e até URLs relacionadas.

Lembretes (Reminders) no iCal do OS X Lion

Mas, ainda assim, eu gostaria de um Reminders para Mac. Muitos apps desses tipo são bestsellers na Mac App Store, inclusive.

Integração com Twitter

Como este foi um passo dado no iOS 5, será que dará tempo de chegar no Lion? Não vejo motivos para que não haja uma maior integração com o Twitter, tanto no sistema quanto em apps como o iPhoto (abusando no novo serviço de imagens do Twitter), Photo Booth e tantos outros!

Alguns retoques no Finder

Como é possível ver na imagem abaixo, a barra lateral do novo Finder já conta com ícones monocromáticos que estão sendo aplicados a outros apps como o iPhoto (na versão 9.2 beta) — oriundos do iTunes. Porém, a barra inferior de localização continua com os ícones coloridos.

Finder no OS X Lion

Inconsistência mode = ON!

Find My Mac

Referências encontradas no Lion apontam para o lançamento do serviço de rastreamento remoto do dispositivo, que já ajudou a colocar diversos criminosos na cadeia, no Brasil e no mundo.

O app é mais um que não está incluído nativamente no iOS, por isso podemos esperar que ele seja oferecido via Mac App Store no Lion, ou que seja até parte do iCloud (já que depende de um AppleID).

· · ·

Estamos de dedos cruzados para que ainda dê tempo de essas inovações chegarem ao Lion, o qual logo, logo ocupará o lugar do Snow Leopard em nossos Macs!

Respondam nos comentários quais refinamentos vocês acham que ficaram faltando no novo sistema. As sugestões serão comentadas em um novo post! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Freelance Mac App Bundle: oito apps bem bacanas (e extras), de US$300 por US$50

Próx. Post

MM na App $tore: PlainDiary, Light It!, Chocolatier: Decadence by Design e mais!

Posts Relacionados