Scrollability, projeto de Joe Hewitt para levar o scroll do iOS a sites, estreia na web

Em maio falamos pela primeira vez do Scrollability, um projeto de Joe Hewitt para levar à web a rolagem com inércia que fez tanto sucesso no iOS (quem aí se lembra do “You had me at scrolling”, em 2007?). Pois bem, a primeira aplicação prática do projeto é o blog Up on a Hill, com imagens e textos da namorada de Hewitt, Laura. O resultado é uma bela galeria de imagens na qual se pode navegar só com scroll no iPad, como se fosse um app nativo.

Up on a Hill - blog feito com o Scrollability

Rolagem vertical passa os posts; a horizontal passa as fotografias. Aquele ali atrás é o Joe.

A ideia é eliminar o uso de botões em sites quando eles não forem estritamente necessários: por que ficar passando as imagens tendo que tocar em “Próximo” ou “Anterior”, quando se pode simplesmente deslizar os dedos? Infelizmente, em nossos testes o site funcionou com perfeição apenas no iPad — no Safari e no Chrome do desktop, o scroll horizontal não funcionou (nem em um trackpad multi-touch, muito menos num comum; em computadores e iPhones/iPods touch, o scroll vertical é o nativo, por padrão).

Aos desenvolvedores interessados, o código por trás do Scrollability continua disponível no GitHub. Espero poder ver logo como outros sites vão usar esse trabalho de Hewitt.

[via TechCrunch]

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes