Fiquei um pouco encucado com uma análise dessas sendo feita por um garoto de apenas 15 anos, mas Matt Richman parece bem correto em sua conclusão: a Apple lucra mais na venda de um só Mac do que a Hewlett-Packard (HP) lucra vendendo sete PCs.
Para chegar a isso, Richman considerou que a Apple faturou US$4,976 bilhões na venda de 3,76 milhões de Macs, no último trimestre. Dividindo um pelo outro, determinamos que o seu preço-médio foi de US$1.323,40. De acordo com o analista Peter Misek, da Jefferies & Company, a margem bruta atual da Apple na venda de Macs é de 28%. Daí concluímos que ela está lucrando em média US$370,55 para cada Mac comcercializado.
Agora, o outro lado da moeda: o Personal Systems Group — divisão da HP responsável por seus PCs — faturou US$9,415 bilhões no último trimestre, com lucros de US$533 milhões. A margem operacional da empresa foi de 5,66%, mas Richman decidiu considerá-la em 8% para dar uma folga para a HP e dar espaço para outros custos internos. Richman também aplicou o mesmo crescimento médio de preços de Macs — 5,71%, nos últimos dois trimestres — a um dado do NPD Group de dezembro, concluindo que o preço-médio atual na venda de PCs é de US$650,12 (de novo, bem legal com a HP).
Multiplicando esse preço-médio pelos 8% de margem da HP, finalmente chegamos a um lucro de apenas US$52 por cada PC vendido por ela. Sim, contra US$370,55 da Apple. Santa discrepância, Batman!
[via The Loop]