O melhor pedaço da Maçã.

IBM anuncia desenvolvimento de memórias PCM, 100x mais rápidas que memórias flash

Memória PCM - IBM

Pronto para uma mudança de paradigma? A IBM acaba de anunciar o desenvolvimento de memórias de mudança de fase (PCM, ou “phase-change memory”), que podem ser lidas 100 vezes mais rápido que memórias flash e permanecem confiáveis por milhões de ciclos de escrita, em vez de milhares como no SSD de um iPad.

Publicidade

Memória PCM - IBM

O segredo por trás das memórias PCM está na forma como armazenam informações: elas usam uma liga especial que pode ser induzida a estados físicos (fases) diferentes com a passagem de corrente elétrica. Havia duas limitações para seu uso, porém: propensão a erros com o tempo e a possibilidade de armazenar apenas um bit por célula. Agora que ambos os problemas foram corrigidos graças ao trabalho da IBM na área, a tecnologia está pronta para encontrar aplicações em cenários reais.

Tal conquista representa um enorme avanço em termos de performance e deverá ocasionar uma mudança de paradigma em termos de armazenamento em empresas e servidores, podendo posteriormente chegar a produtos direcionados para consumidores. Se você acha que um MacBook Air com SSD é rápido na hora de inicializar, espere até ver uma máquina com PCM indo de desligada a pronta para uso quase que instantaneamente.

Publicidade

Claro, quando tivermos um MacBook com disco de boot PCM, já estaremos desejando as memórias “racetrack”, 1.000 vezes mais rápidas — e isso em cerca de dez anos. Nossos filhos vão ficar pasmos, quando souberem que um dia chegamos a esperar mais de um minuto para um computador ligar. 😛

[via Engadget]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Research In Motion oficializa lançamento do BlackBerry Desktop 2.1 para Mac, com suporte ao PlayBook

Próx. Post

Rádio Elétrica ganha aplicativo oficial para iPhones/iPods touch

Posts Relacionados