O melhor pedaço da Maçã.

Documentos liberados pelo WikiLeaks descrevem luta da Apple contra falsificadores asiáticos

Produtos falsificados apreendidos pela polícia de Los Angeles
Produtos falsificados apreendidos

De acordo com uma reportagem da CNN, documentos vazados pelo WikiLeaks mostram que a Apple luta contra falsificadores asiáticos de iGadgets desde 2008.

Publicidade

A Maçã teria contratado uma equipe de segurança que trabalhara anteriormente para a Pfizer, obtendo sucesso ao desarmar um esquema de falsificação de Viagra na Ásia. Ainda segundo os documentos, Don Shruhan, diretor da equipe de segurança da Apple, teria ficado impressionado com a quantidade de produtos falsificados saindo da China e com a inexperiência da Maçã em lidar com autoridades chinesas.

Para combater os falsificadores, Shruhan sugeriu à Apple “pequenos ataques” às redes de varejo (provedoras de produtos falsos), pois assim a empresa manteria os holofotes distantes. John Theriault, um ex-agente do FBI que trabalhou na equipe de segurança da Pfizer e se tornou chefe da equipe da Maçã, teria sintetizado os planos para Steve Jobs.

Os documentos também mostram os esforços da empresa, que solicitou a ajuda do governo chinês para agir contra fábricas e fornecedores de produtos falsificados da Apple. Contudo, um outro documento de 2009 mostrou que o governo se recusou a intervir em uma fábrica de notebooks falsificados da Maçã, alegando que tal ação ameaçaria os empregos locais.

Publicidade

Como podemos ver, não é de hoje que a Apple luta contra esse tipo de ação. Recentemente até lojas da Apple foram alvo de falsificações — que não se restringiu a Ásia, já que duas delas foram encontradas em Nova York.

Produtos falsificados apreendidos
Produtos falsificados apreendidos pela polícia de Los Angeles

Em fevereiro, autoridades da cidade de Los Angeles confiscaram mais de US$10 milhões em produtos falsificados — incluindo iPhones e iPods, que teriam sido enviados da Ásia. “Os produtos teriam uma aparência bem autêntica”, disse Ron Boyd, chefe da polícia.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Conheça a Apple Collection, um conjunto de documentos e peças históricas mantidas pela Universidade de Stanford

Próx. Post

Novo site promete reunir fotos e detalhes sobre todos os produtos já lançados pela Apple

Posts Relacionados