O melhor pedaço da Maçã.

Como foi participar de um workshop sobre o OS X Lion em uma Apple Retail Store

Workshop — Apple Retail Store

Hoje participei de um workshop sobre o OS X Lion na Apple Store, Opéra — loja esta cuja inauguração tive a felicidade de cobrir. Devo confessar: mesmo não sendo um usuário iniciante, imaginava que aprenderia alguns novos truques do mais novo felino da Apple. Mas minha teoria caiu por terra assim que o atelier — como os workshops são chamados, aqui na França — começou. Logo de cara já deu pra perceber que os assuntos abordados seriam bem básicos — apenas uma pincelada superficial das mudanças do Snow Leopard para o Lion.

Publicidade

Workshop — Apple Retail Store

Não sei se você sabe, mas há alguns trimestres — o último não foi diferente — que as lojas das Apple vendem mais de 50% de Macs para novos usuários, ou seja, pessoas migrando para a plataforma OS X. Isso explica o porquê de esses treinamentos serem totalmente focados nessas pessoas — convenhamos, é mais importante ensinar um novato como mexer no seu novo computador do que ensinar novos truques para usuários intermediários-avançados. Mesmo sabendo disso, saí de lá com um gostinho de “só isso?”

Fiz minha inscrição no workshop pelo aplicativo da Apple Store. Através dele escolhi a loja, o workshop, entrei com os meus dados (meu Apple ID) e reservei meu lugar no treinamento, que começou pontualmente, às 11h30. Chegando à loja, um funcionário me recebeu e, através do iPad que ele carregava, verificou meu nome na listagem e me levou até o local do workshop.

O treinamento contava com dois funcionários da Apple, um explicando e outro fazendo o papel de assistente (e, de vez em quando, tirando pequenas dúvidas dos usuários enquanto o treinamento seguia). Os pontos abordados foram basicamente os descritos abaixo — em ordem de apresentação:

Publicidade

Launchpad
Mostrou como organizar os apps e como criar pastas.

Mission Control
Aqui, a instrutora ensinou a criar novas áreas de trabalho e como organizar seu espaço, colocando, por exemplo, aplicativos de internet em uma área, iCal e Agenda em outro, etc.

Publicidade

FaceTime
Explicou que no Lion ele é gratuito e disse como fazer para rodar o app, além de explicar que funciona tanto em Macs quanto em iGadgets.

Finder
Falou de preferências, novas opções de visualização e do redimensionamento de qualquer lugar da janela.

Scroll invertido
Uma curiosidade: a instrutora prefere a versão antiga, e não a nova embutida no OS X Lion. E, é claro, ensinou a trocar essa opção nas Preferências do Sistema.

Publicidade

Preferências de Sistema
Breve, apenas pincelando as opções de customização que mudaram do Snow Leopard para o Lion, como Mission Control, Trackpad, Mouse, entre outros.

Dock
Aqui falou apenas da possibilidade de customização no canto direito (por exemplo, a possibilidade de arrastar pastas e deixá-las ali).

Quick Look
Mostrou como visualizar um ou mais arquivos através do recurso.

Modo Tela Cheia
Ensinou como colocar aplicativos em modo Tela Cheia e também explicou que, ao utilizá-lo assim, o aplicativo ocupa um área de trabalho do Mission Control.

Mail
Explicou as principais mudanças, como encadeamento de mensagens, possibilidade de marcar mensagens com bandeiras coloridas, opção de esconder pastas e também comentou funções disponíveis em outras versões do OS X, como por exemplo a possibilidade de jogar uma imagem no iPhoto, opção de criar um compromisso diretamente do Mail, salvar um contato na Agenda, etc.

Agenda
Explicou as mudanças visuais do aplicativo e como criar grupos — ensinado também a mandar emails para contatos deste através do Mail, apenas digitando o nome do grupo no campo “Para” (To).

iCal
Mais uma vez explicou as mudanças no visual. Aqui a instrutora cometeu um erro, dizendo que o recurso Tarefas (To-Do) não existe mais no Lion. Mas nós, “alunos”, explicamos que ele apenas mudou de nome, passando a se chamar Lembretes (Reminders), inclusive ganhando um app exclusivo no iOS 5. 😛

Safari
Principais mudanças, como Reading List, modo Tela Cheia, nova janela de downloads, etc.

Gestos multi-touch
Deu uma pincelada nos novos gestos que o OS X Lion trouxe, como por exemplo dois dedos no Safari (para voltar e avançar no histórico), três dedos para trocar de área de trabalho, limpar o desktop com quatro dedos — enfim, basicamente passou por todos aqueles que estão disponíveis nas configurações do Trackpad nas Preferências do Sistema.

Perguntas e respostas
No final, uma leve sessão de Q&A.

· · ·

Como você pode ver, todo o conteúdo do workshop foi bem básico. E, por mais que não tenha sido um treinamento proveitoso pra mim, com certeza foi para as outras sete pessoas que estavam lá comigo — quatro delas eram mais velhas (idosas), com bastantes dúvidas e questionamentos sobre o sistema operacional como um todo, e ficaram satisfeitas em saber que a qualquer momento poderiam levar suas máquinas para a loja e receber ajuda dos funcionários.

Definitivamente não valeu pelo aprendizado, mas sim pela experiência. 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Casa noturna de Porto Alegre ganha app interativo para iPhone, inclusive com controle de consumo e pagamento de contas

Próx. Post

Conheça um pouco mais de Jeff Williams, vice-presidente sênior de operações da Apple

Posts Relacionados