O melhor pedaço da Maçã.

Dica do dia: DraftSight pode ser uma boa alternativa ao AutoCAD

Ícone do DraftSight

Logo DraftSightO AutoCAD — que acabou de ganhar sua versão 2012 — é um belo software e ninguém pode negar: mesmo custando quase US$4.000, ele é um dos aplicativos mais famosos para Mac OS X. Mas, para quem não pode pagar esse montante, entra em cena o DraftSight, da Dassault Systèmes, criadora também do SolidWorks.

Publicidade

YouTube video

O DraftSight é uma ferramenta de CAD (“Computer Assisted Design”, ou “desenho assistido por computador”) bidimensional muito bem avaliada por técnicos e engenheiros. Disponível para Windows e em versão beta para OS X e Linux, ele é um aplicativo gratuito que requer apenas uma ativação feita por email, sem custo.

YouTube video

Publicidade

O software oferece uma gama completa de funcionalidades de CAD 2D, incluindo sistema de coordenadas cartesianas, viewports poligonais, camadas, máscaras de fundo, pan e zoom dinâmicos, estilos de tabelas impressas CTB e STB, configuração e edição de ferramentas de desenho e conta com suporte para arquivos DWG e DXF, entre outros formatos — todos usando as tradicionais barras de ferramentas e menus. Ele traz ainda suporte a padrões de hachura, templates, fontes TrueType e estilos de linha. Usuários também podem importar seus próprios modelos DWT e arquivos de menu CUI, MNU e MNS.

Ao salvar ou imprimir um documento através do DraftSight, o usuário terá 30 dias para ativar o produto — ativação esta que ficará em vigor durante 6 meses. Depois disso, basta reativá-lo. Para completar, a versão final do produto será gratuita. E tem mais: a Dassault ainda oferece a opção de suporte estendido e materiais de treinamento, além de fóruns para a comunidade, tudo sem custo! A empresa também divulgou que está trabalhando em apps para iOS (tanto para iPhone quanto para iPad).

Se você quiser experimentar o DraftSight, baixe-o aqui. Ele requer Mac OS X 10.5.8 ou superior, além de 1GB de RAM (recomendam-se 2GB ou mais).

[dica do Mário Henrique Polewacz]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

John Doerr acredita que “a maneira de pensar de Steve Jobs” continuará em voga na Apple e uma iTV está vindo aí

Próx. Post

News.me, app de notícias personalizadas para iPad, abandona assinaturas e se torna gratuito

Posts Relacionados