Saiba como vai funcionar a Newsstand, nova banca de revistas do iOS 5


Hoje, as revistas digitais estão espalhadas pela App Store, mas isso em breve vai mudar: a Newsstand, um dos novos recursos do iOS 5, deverá concentrar suas publicações favoritas e permitir que elas sejam atualizadas em plano de fundo. Dessa forma, você vai encontrar seu material de leitura todo em um só lugar e sempre fresquinho.

Só que saber disso não basta: temos que conhecer os detalhes sórdidos! Quais serão os preços possíveis? Como eu vou encontrar os periódicos compatíveis com a Newsstand em meio a centenas de milhares de apps? Quantas vezes por dia minhas revistas serão atualizadas? Como meu iPad de 16GB vai lidar com as revistas pesadíssimas criadas com as ferramentas da Adobe?

Newsstand no iPad e iPhone

Sorria, pois o AppAdvice respondeu todas essas questões. Os preços praticáveis serão basicamente os mesmos da loja como um todo: uma revista poderá ser gratuita ou paga, com assinaturas ou In App Purchases. Outra semelhança com os demais aplicativos é que os periódicos terão uma seção exclusiva, assim como jogos e ferramentas de produtividade — basta procurar nessa parte da App Store, para encontrar suas revistas prediletas.

As diferenças começam a partir do download: o ícone do app vai diretamente para a pasta especial da Newsstand, e esse ícone terá as proporções de uma revista, em vez de ser um quadrado de cantos arredondados. Mais ainda: uma vez por dia a imagem do ícone poderá mudar, para atualizar a capa. “Por que uma vez por dia?” Para combinar com a quantidade de atualizações em plano de fundo!

Uma vez a cada 24 horas, uma revista poderá enviar uma notificação para seu iGadget e ele decidirá, com base nas condições de rede e de bateria, se deve fazer o download automaticamente. Uma vez baixado o conteúdo, ele ficará disponível para leitura. Isso não quer dizer que um app não possa receber atualizações urgentes com notícias de última hora, a qualquer momento: isso é possível, mas somente em primeiro plano, enquanto o app está ativo.

Quanto ao gerenciamento de memória, as revistas serão tratadas como cache, sendo apagadas conforme o gadget precisar de espaço. Os desenvolvedores terão que ajudar nessa parte, colocando em seus apps alertas sobre o que o usuário está lendo atualmente e o que pode ser descartado, para ajudar o iOS a decidir o que deve ser apagado e o que deve ser mantido.

De uma forma ou de outra, vai ser #TENSO procurar por uma matéria numa edição antiga e se deparar com algo como “Baixando 550MB…” 😛

[via MacRumors]

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: