O melhor pedaço da Maçã.

iTunes Music Store poderá ser lançada em mais dez países da União Europeia [atualizado 3x]

iTunes Music Store no desktop e iOS

De acordo com o jornal polonês Rzeczpospolita, a Apple lançará sua iTunes Music Store em mais dez países europeus. Nenhuma data foi mencionada, mas as fontes da notícia acreditam que as lojas poderão aparecer a qualquer momento, possivelmente até o mês que vem.

Publicidade

Do total de dez países, o jornal “confirmou” apenas três que receberiam a iTMS. Seriam eles: Polônia, Hungria e República Tcheca — coincidentemente, três dos quatro que acabaram de ganhar Apple Online Stores. Os outros sete países não foram mencionados.

iTunes Music Store no desktop e iOS

Dos 27 membros da União Europeia, 12 não possuem iTunes Stores: Bulgária, Chipre, República Tcheca, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, Romênia, Eslováquia e Eslovênia. Especulações dão conta de que Chipre e Malta seriam os excluídos do lançamento, muito provavelmente devido a dois fatores: 1. isolamento geográfico, e 2. são os países com a menor população entre aqueles que atualmente estão sem a loja de músicas.

Publicidade

A iTunes Music Store está disponível em 24 países e, se o lançamento de mais 10 realmente ocorrer, será um grande avanço para a Maçã. Contudo, apenas Polônia e Romênia possuem mais de 10 milhões de habitantes — um lançamento da loja no Brasil, por exemplo, equivaleria a todos esses juntos. 😛

Alguns podem se perguntar por que a Apple marca muito mais presença nos países com sua App Store do que com a iTunes Music Store (nosso caso). Acontece que a firma de Cupertino enfrenta bastante dificuldade no que diz respeito a licenciamento das músicas em cada país onde ela pretender abrir a loja. Com a App Store, a coisa é muito mais fácil.

[via MacRumors]

Atualização por Rafael Fischmann

Além dessa expansão da loja para novos países, o MacRumors agora diz também que países que já tinham iTunes Music Stores estão recebendo conteúdos extras, como filmes e ebooks. Alguns deles são: Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Holanda, Suécia e Suíça.

Publicidade

Tais lojas ainda não ganharam uma seção específica de filmes ou da iBookstore, mas diversos conteúdos já podem ser encontrados nas buscas.

Atualização II por Rafael Fischmann

Melhor ainda: ao contrário do que se esperava, a iTunes Music Store começou a funcionar hoje em todos os 12 países europeus supracitados — sem exceção. Bacana! 😉

[via MacRumors]

Atualização III por Rafael Fischmann

A Liz Castro também comenta a chegada da iBookstore não a 12, mas a 25 novos países: além dos tais 12 novos europeus, a loja de livros da Maçã também aterrissou na Áustria, na Bélgica, na Dinamarca, na Finlândia, na Grécia, na Irlanda, na Itália, em Luxemburgo, na Holanda, na Noruega, em Portugal, na Suécia e na Suíça. Antes, ela só estava nos Estados Unidos, no Reino Unido, na França, na Alemanha, na Austrália e no Canadá.

Ótima notícia para editoras/autores/produtores de conteúdo. 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

A partir de outubro, Treinamento Itinerante vai para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

Próx. Post

Pelo segundo ano consecutivo, Aston Martin supera Apple entre as marcas mais “cool” do Reino Unido

Posts Relacionados