O iPhone 4S não tem NFC… e daí? Ele tem Bluetooth 4.0

Um rumor que não queria morrer de jeito nenhum pode (ou não) ter encontrado seu fim ontem: a história de um iPhone equipado com hardware NFC (Near Field Communication). A Apple não mencionou nada, não apareceu nas especificações do iPhone 4S… será que esse assunto morre?

O que não deverá morrer, porém, é a adoção dessa tecnologia entre outras fabricantes: analistas de mercado apostam que o fato de a Maçã ter ignorado a NFC por ora não deverá desacelerar seu crescimento. “Ter a Apple a bordo seria um grande motor para a NFC — ainda que só por razões competitivas”, disse John Devli, da ABI Research. “Não acho que [a ausência dela] vá afetar negativamente o mercado. [A NFC] tem se aquecido, as empresas estão lançando produtos e as estratégias estão no lugar.”

iPhone com NFC à força

NFC em iPhone? Só se for à força.

Certo, certo, muita gente esperava que o mercado de gadgets com NFC fosse explodir depois que a Apple desse sua bênção à tecnologia, só que tem um problema pequinininho, quase invisível: o alinhamento dos planetas indica que ela vai simplesmente ignorar a NFC. Ignorar, pular, deixar pra lá. “Ah, mas já tem Androids com NFC, #FAIL!” Pode ser, mas o iPhone 4S tem Bluetooth 4.0, e isso é quase tão bom quanto.

Agora que Macs e iPhones são compatíveis com esse mesmo padrão de transmissão de dados sem fio, acho improvável que a Apple vá se dar ao trabalho de investir em hardware para competir pelo espaço interno de seus produtos. Sinto muito, indústria do NFC, mas você vai ter que contar com o resto das fabricantes de celulares — dizem que no Japão isso é uma febre, tenta lá.

[via TechCrunch]

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes