O melhor pedaço da Maçã.

Mau sinal: estaria a Apple interessada em vender o iPhone 4S como se fosse 4G? [atualizado]

iPhone 4G genérico

O que é um celular 4G? É um que funciona em redes 4G, certo? E o que é uma rede 4G? Teoricamente, seria uma rede capaz de suportar velocidades de até 100Mbps, se bem entendi o que está na Wikipédia, mas hoje em dia um monte de coisas podem levar o nome 4G, inclusive redes que não passam dos 15Mbps.

Publicidade

Tudo não passa de confusão proposital criada por operadoras para confundir os consumidores e cobrar mais caro (o que não é de espantar, pois telecoms vivem para fazer isso), mas uma descoberta do This is my next… indica que a Apple pode estar disposta a entrar nessa dancinha fajuta.

Marcação 4G aparecendo no iPhone 4S?

O documento acima conta que a AT&T estaria trabalhando com a Apple para providenciar uma atualização do iOS que fizesse o indicador 3G do iPhone 4S mudar para 4G quando estivesse conectado a uma rede HSPA+, capaz de suportar transmissões de, no máximo, 14,4Mbps. Isso faz sentido do ponto de vista da operadora, pois ela está investindo pesado em publicidade que chama sua rede HSPA+ de 4G, o que está longe de ser verdade — apesar de ser, não sei como, autorizado. Uma coisa dessas só vai piorar a compreensão que os consumidores têm do que é 4G.

Publicidade

O que não faz o menor sentido é a Apple estar cedendo a um capricho desses, até porque agora a T-Mobile (que também usa uma rede “4G” HSPA+) não vai poder tirar onda com o iPhone 4S. Tomara que tudo não passe de um rumor ou de um devaneio da AT&T.

Atualização

Pois bem, o This is my next… confirmou essa audácia esse interesse da AT&T, agora resta saber se a Apple vai ceder ao lado negro da Força.

iPhone 4S com sinal 3G+

Cá pra nós, uma ideia que o Rafael Fischmann teve e que poderia aplacar a sede de dólares da AT&T sem encher os consumidores com um embuste legalizado é mudar o mostrador de sinal do iPhone para algo como “3G+” — não é mentira, pois HSPA+ é mesmo uma espécie de 3.5G, usa o + da tecnologia e diferencia o iPhone 4S do 4 na rede da AT&T. O único obstáculo para isso, claro, é o monte de baboseiras que já foram publicadas sobre 4G em publicidade semienganosa. 😛

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dirigentes da Foxconn vêm ao Brasil para discutir a implantação de fábrica de touchscreens

Próx. Post

Velório de Steve Jobs ocorrerá hoje, segundo o Wall Street Journal [atualizado]

Posts Relacionados