Palpiteiros continuam fazendo barulho, agora também com relação à pilha de dinheiro da Apple

Basta alguém ver uma empresa indo bem para começar a sugerir formas de fazê-la desandar. Depois da morte de Steve Jobs, os palpiteiros especialistas de plantão começaram querendo opinar sobre a constituição do conselho administrativo. Agora, segundo a Bloomberg, eles querem meter o bedelho com relação ao destino que deve ser dado à pilha de dinheiro que a Maçã acumulou nos últimos anos.

Sim, claro, pois a melhor alternativa para uma companhia que vem tendo sucesso atrás de sucesso, atrás de sucesso é mudar seu rumo completamente e seguir a cabeça de quem não sabe nada sobre como a Apple funciona.

Porquinho com a marca da Apple

A bola da vez é Keith Goddard, que quer, porque quer que a Maçã use o capital que tem acumulado para pagar dividendos aos acionistas. “Ela não precisa desse dinheiro todo. Pagar dividendos não vai mudar a taxa de crescimento dela”, disse. Curiosamente, Goddard é CEO da Capital Advisors Inc., que investe bastante na AAPL. Em outras palavras, pagar dividendos seria ideal para o bolso dele, e não para o bem-estar da gigante de Cupertino. Daí você tira o nível desse conselho…

Além dele, também compartilha opinião semelhante Kishore Rao, que chegou a questionar Peter Oppenheimer sobre essa questão e recebeu como resposta apenas que o montante servirá para “oportunidades estratégicas”. Oportunidades como a Siri, que virou uma assistente virtual, e como a PA Semi e a Intrinsity, que estão ajudando a cozer o futuro nos laboratórios de Cupertino.

No fim das contas, não dar ouvidos a essa categoria de “especialista” é uma das lições mais importantes que Jobs deixou, portanto duvido muito que o rumo da Apple vá mudar agora. Se quem está à frente da maior empresa de tecnologia do mundo acha que deve acumular capital e essa acumulação não está sendo deletéria (salvo para a sanidade dos analistas), não vejo razão para achar que a Maçã está na rota para a autodestruição e que algo deve mudar AGORA.

É a mesma coisa que chegar para uma pessoa que está juntando dinheiro e dizer “Comece a gastar! Você tem dinheiro demais!” Sério? Se isso for um problema, êta problema bom de se ter!

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes