O melhor pedaço da Maçã.

Quais fornecedoras saíram ganhando (e perdendo) com o iPhone 4S?

iPhones 4S de frente

Hoje, ser fornecedora da Apple é praticamente $inônimo de lucro. Além disso, como a Maçã é uma das empresas que mais inovam no mercado, suas fornecedoras acabam adquirindo parte desse know-how, pois acabam também inovando, como por exemplo, desenvolvendo novas técnicas de fabricação. Por essas e outras, muitas empresas desejam assinar contratos com a firma de Cupertino.

Publicidade

Pegando o iPhone 4S como exemplo — ele contabilizou 1 milhão de pedidos antecipados e poderá atingir vendas na casa de 25 milhões neste trimestre —, quais foram as fornecedoras que saíram ganhando e perdendo?

iPhones 4S de frente

Foxconn e Pegatron são, de fato, as encarregadas pela montagem do aparelho, sendo a primeira responsável por 85% da produção.

Publicidade

Corning Glass, TPK Holdings e Wintek são as fornecedoras de telas touchscreen. Contudo, a última teria passado por dificuldades em sua produção, fazendo com que alguns painéis fossem rejeitados pela Apple. Resultado? A TPK apresentou, em setembro, um crescimento sequencial de 53,7% (139,7%, anual), enquanto a Wintek recuou 18,4% no mesmo período (4,5% ao ano).

Câmera - iPhone 4S

Já no quesito câmera, a Sony seria a responsável pelos sensores CMOS, com a Sharp e LG Innotek fornecendo o módulo da câmera. Largan Precision e Genius Electronic Optical são as encarregadas das lentes — que agora são cinco, e não mais quatro —, confirmando assim os rumores. Existe a possibilidade de a OmniVision ter se juntado à Sony no fornecimento dos sensores CMOS, já que ela anunciou um sensor de 8 megapixels, com vídeos em 1080p o qual cairia muito bem no iPhone 4S. Mas ela seria algo como um backup para a Apple, já que sua produção em massa deve começar somente no começo de 2012.

Publicidade

O mais estranho de tudo é que a Samsung continuaria sendo a fornecedora dos chips A5, mesmo com toda aquela história de a Apple ter firmado um novo contrato com a TSMC [1, 2]. Contudo, é possível que a taiwanesa esteja envolvida com a Apple somente a partir do processador A6, inclusive tendo enviado 60 representantes a Infinite Loop para tratar do assunto. Ainda assim, a operação de semicondutores da sul-coreana apresentou resultados fracos no último trimestre o que indicaria que sim, a Apple está, aos poucos, repassando seus pedidos para a TSMC.

Veja uma lista completa com as fornecedoras da Maçã:

Fornecedoras do iPhone 4S

Veremos se as informações baterão quando a iFixit dissecar o novo brinquedo da Apple. Espero, apenas, que tomem cuidado para não machucar a Siri quando forem abrir o aparelho. 😛

[via 9to5Mac, Electronista]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

UltraViolet é inaugurado, mas ninguém dá a mínima

Próx. Post

Surgem mais detalhes sobre o plano AppleCare+ para iPhones

Posts Relacionados