Nielsen: consumidores ficam com um olho na tela da TV e outro na tela do smartphone ou da tablet

Em uma pesquisa recente, a Nielsen averiguou que grande parte dos donos de tablets e smartphones usam seus gadgets enquanto veem TV — comportamento esse que, por alguma razão ignorada, não se repete com ereaders. Mais de dois terços dos entrevistados usam seus computadores de mão frequentemente enquanto estão vendo TV e a atividade mais comum é checar emails, apontada por 60% deles, enquanto outros 46% disseram navegar em sites não-relacionados com o programa na televisão. Apenas 30% afirmaram visitar páginas relacionadas ao conteúdo na telona.

Uso de gadgets na frente da TV - Nielsen

Diante disso, emissoras devem levar em conta tal comportamento na hora de planejar ações publicitárias ou formas de interação com a audiência. Em contrapartida, essas atividades paralelas não têm hora certa para acontecer: pode ser na hora dos comerciais ou no meio do programa. Ou seja, as pessoas estão (graças a Deus) prestando menos atenção ao que passa na TV, mesmo quando estão sentadas na frente dela.

É interessante notar que esse tipo de comportamento é praticamente inviável com qualquer outro tipo de plataforma computacional: quem vai ficar com um notebook comum no colo enquanto vê TV? Neste caso, creio que a “teoria da barreira” desempenhe um papel similar ao que ocorre em ambientes de ensino: a tela vertical de um notebook cria uma muralha cognitiva entre o usuário e qualquer conteúdo diante dele, algo muito menos prevalente quando se está usando uma tablet ou, principalmente, um smartphone.

[via Electronista]

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