O melhor pedaço da Maçã.

Quanto custou montar a infraestrutura do iCloud? Provavelmente *muito* caro

Logo do asymco

Uma coisa é copiar software, que sai baratinho. Outra coisa é copiar hardware, pois já sai mais caro. Copiar uma infraestrutura de serviços, porém, pode ser verdadeiramente proibitivo. Horace Dediu, do asymco, traçou uma estimativa de quanto pode ter custado à Apple a montagem do data center da Carolina do Norte, que serve de base para o iCloud, e por enquanto chegou à conclusão de que só a terra onde o prédio está localizado pode ter custado a bagatela de US$750 milhões.

Publicidade

Investimentos da Apple em aquisição de imóveis - asymco

Além disso, em 2010 a Apple provavelmente investiu mais US$250 milhões na aquisição do terreno onde será erguido seu novo campus de Cupertino. Voltando à questão do data center, com um gasto dessa ordem fica bem evidente que a Maçã está comprometida a prover a melhor experiência possível para seus usuários (a quantidade de iGadgets fazendo backups e, em breve, de músicas indo pra lá e pra cá vai ser esmagadora) de uma forma que será praticamente impossível de concorrentes menores copiarem.

Afinal de contas, HP, Dell, Toshiba, Asus, Samsung, Nokia e HTC podem facilmente copiar o iPhone e vender como se fossem, oh!, um concorrente original. Construir um data center gigante para prover serviços de qualidade, por outro lado, é uma coisa que só “gente grande” como Microsofts, Googles e Amazons da vida conseguiriam repetir.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Coloque uma turtleneck preta neste Steve Jobs Day!

Próx. Post

Vídeos do iPhone 4S: estabilizador de filmagens, adeus ao “Death Grip” e resistência a quedas [atualizado 3x]

Posts Relacionados