O melhor pedaço da Maçã.

Siri é colocada à força em iPhone 4, mas ainda não conseguiu se adaptar a sua nova morada [atualizado]

Ícone da Siri

Uma pergunta assola a humanidade há séculos dias: por que a Siri não funciona no iPhone 4? Há todo tipo de resposta possível, algumas bem óbvias (“O hardware não suporta” ou “A Apple quer vender mais iPhones 4S”) e outras bem complexas (“A disponibilidade em dezenas de milhões de iPhones 4 sobrecarregaria um serviço que ainda é beta”), mas apenas o pessoal de Cupertino sabe a verdade. Cabe aos insatisfeitos aceitar trabalhar duro para superar essa limitação aparentemente arbitrária.

Publicidade

Eis que Steven Troughton-Smith é um desses insatisfeitos e, com uma adaptação meio forçada de arquivos do iPhone 4S em um modelo anterior, conseguiu fazer os elementos triviais da interface da Siri funcionarem em um iPhone 4.

YouTube video

Parceiro de Troughton-Smith nessa empreitada, o 9to5Mac explica que, por ora, a adaptação ainda está bem crua por um par de motivos. Primeiro, a Siri só funciona com autorização da nave-mãe e os contatos com servidores da Apple a partir de um iPhone 4 não funcionam. Segundo, os arquivos puxados do 4S carecem de um driver gráfico que faz tudo funcionar bem, bem mal — ou seja, o que pesa não é a Siri, ela parece ser bem magrinha. *pada-TSSS!*

Publicidade

Tirando do caminho a necessidade de um processador A5 (até porque o trabalho pesado é feito todo na nuvem, tanto que a Siri não funciona offline — um porre, eu sei), restam outras explicações possíveis: a sobrecarga do serviço beta (que pode ser comprovado se, no futuro, a Apple liberar geral), a necessidade de microfones especiais (se um iPad 2 ganhar a Siri, essa hipótese será descartada) ou o puro e simples marketing para promover as vendas do iPhone 4S (Occam ligou, ele quer a navalha dele de volta).

Bem, atire a primeira pedra quem, na posição da Apple, faria diferente. Também não é como se, sem Siri, o iPhone 4 fosse uma droga de smartphone. 😛

Atualização

E o trabalho já deu resultados melhores, com a superação do problema do driver gráfico:

Publicidade
[blackbirdpie id=”125126786907504640″]

YouTube video

Infelizmente, os servidores da Apple continuam se recusando a permitir que as operações sejam feitas, mas, ei!, é um começo. Roma não foi erguida em um dia só.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

eBuddy XMS para iPhones/iPods touch chega à versão 2.0 com chats em grupo

Próx. Post

Desenvolvedor brasileiro lança jogo de mini-golf para Mac

Posts Relacionados