O melhor pedaço da Maçã.

Instapaper 4.0 para iPads e iPhones/iPods touch chega com muitas novidades

Ícone do Instapaper 4

Sem dúvida o Instapaper — que deixou de ter uma versão gratuita — ficou ameaçado com a chegada do recurso Reading List, presente tanto em Macs quanto em iGadgets.

Publicidade

Mas parece que Marco Arment, desenvolvedor responsável pelo app, não ficou preocupado. Melhor: trabalhou e acabou de lançar a quarta versão do aplicativo trazendo uma lista enorme de novidades, oferecendo muito mais recursos que o concorrente nativo da Apple. Confira as (muitas) novidades:

Navegação

A interface — tanto para iPads quanto para iPhones/iPods touch — foi redesenhada. Na tablet, o conteúdo agora é visualizado em formato de grade (em ambas as orientações), permitindo inclusive múltiplas seleções.

Instapaper 4

Em vez de mostrar apenas os artigos de que seus amigos (que usam o Instapaper) gostaram, o painel “Amigos” pode mostrar todos os links postados no Facebook, Twitter e Tumblr, aumentando assim o alcance para fora da rede do app. O painel “Editor” conta com artigos selecionados do “Give Me Something To Read” , trazendo uma interface mais rápida em todos os aspectos (carregar, navegar e salvar).

Instapaper 4Instapaper 4

Leitura

A barra superior sumiu — é possível trazê-la de volta nos ajustes do app —, dando mais espaço para o que importa: o texto.

Instapaper 4Instapaper 4

Artigos agora mostram o título do site, nome do autor e data de publicação. Também é possível selecionar a barra de rolagem, bastando pressionar a tela por alguns segundos, escolhendo exatamente o lugar do artigo que deseja parar. A função possui um delay natural, evitando assim acidentes (invocar o recurso sem querer).

Instapaper 4

A leitura noturna está muito melhor. Graças ao iOS 5, o app agora suporta o controle de brilho via hardware, além de poder ajustar a função diretamente no aplicativo. As funções “Arquivar” e “Apagar” agora estão sempre juntas, com o intuito de evitar confusões na cabeça do usuário — caso você curta um artigo, você não poderá deletá-lo, pois tal ação o tiraria da lista de artigos marcados.

Instapaper 4

Wikipédia

Ao selecionar um texto e escolher a opção “Definir”, o app poderá procurar na Wikipédia quando estiver conectado à internet, oferecendo uma opção além do dicionário nativo do sistema (em inglês).

Instapaper 4

Notas de rodapé

Este, eu achei muito legal: as notas de rodapé agora estão localizadas no próprio texto, marcadas com reticências (“…”). Assim, você poderá lê-las sem precisar ir até o final do artigo e depois retornar. 🙂

Busca

Se você for assinante do serviço (US$1 por mês), poderá usar o recurso que faz a busca completa entre artigos loalizados em qualquer pasta, entre elas “Não-lidas” e “Arquivo” — a função já está disponível no app e chegará ao site na semana que vem. É possível assinar o serviço via In App Purchase.

Diretório de apps

Aqui você econtrará apps que oferecem alguma forma de integração com o Instapaper, seja enviando artigos para o serviço, recebendo links, etc.

Outras novidades

O pequeno menu de ação pode ser ativado nos artigos (tanto em forma de lista quanto em grade), o estilo dentro do artigo foi melhorado, novas opções de ajustes deixam você customizar o número de artigos guardados (Liked/Archived) em cada device, o painel de fontes do iPhone (ᴀA) foi redesenhado e agora está igual ao do iPad, o compartilhamento via Facebook, Twitter, Tumblr, Pinboard e Evernote também foi resedenhado — Tweetbot e The Hit List foram adicionados —, links do YouTube abrem no app nativo, nova opção para uso do dicionário nativo do sistema, a rolagem está mais suave em todas as orientações, melhorias na atualização dos artigos (o sistema está mais inteligente), muitas correções e melhorias de performance, além de um novo ícone:

Ícone do Instapaper 4

Parece que Arment quis jogar o Reading List para escanteio, oferecendo muito mais do que sincronização de artigos, com o novo Instapaper 4.0. Ele requer o iOS 4.2 ou superior, é universal e custa US$5 na App Store [10,2MB].

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Me Gustta realiza nesta semana mais uma “Apple Week” recheada de leilões bacanas!

Próx. Post

MM na App $tore: Label it, Purchases, Algebra Pro, Perfect Captions, Watee e mais!

Posts Relacionados