Google e Samsung anunciam a dupla Galaxy Nexus + Android 4.0 “Ice Cream Sandwich”

Depois de postergar o lançamento do Nexus devido à morte de Steve Jobs — alguns acham que o motivo foi outro, mas acho que nunca saberemos a verdade — Google e Samsung anunciaram ontem o mais novo smartphone da firma de Mountain View, além da quarta versão do sistema operacional Android (de codinome Ice Cream Sandwich).

Galaxy Nexus

O Galaxy Nexus possui uma câmera traseira de 5 megapixels e uma frontal de 1,3MP, tela HD Super AMOLED de 4,65 polegadas (formato widescreen 16:9, 1280×720 pixels, com 316ppi), processador dual-core de 1,2GHz, 1GB de memória RAM, conectividade HSPA+ e LTE (4G), e vem em duas versões: 16GB e 32GB. O novo Nexus não possui botões físicos, além de contar com Bluetooth 3.0, USB 2.0, Wi-Fi 802.11a/b/g/n, NFC e barômetro.

O novo aparelho, que chegará ao mercado norte-americano, europeu e asiático em novembro, possui um bom hardware — contudo, o que importa mesmo é se o ecossistema funciona bem; veremos um pouco mais sobre isso logo abaixo. Veja uma tabela comparativa entre os principais smartphones do mercado:

Tabela comparativa de smartphones

Durante a apresentação do novo sistema operacional móvel — a qual contou com problemas na demonstração do recurso “Desbloqueio por Face” (Face Unlock) —, Andy Rubin reforçou três características do Android 4.0: “facilidade de uso”, “elegante” e “mais que inteligente”.

Como o novo sistema, é possível compartilhar contatos, localizações e sites via NFC, recurso este denominado “Android Beam”. A rede social do Google (Google+) também ganhou destaque no aparelho/sistema, além de contar com sincronização de favoritos via Chrome Sync, novas opções para edição de fotos, filtros e possibilidade de tirar fotos panorâmicas. O teclado virtual também foi melhorado — além de melhorias no design do sistema como um todo, como por exemplo o uso de uma nova fonte, chamada Roboto. Agora, usuários podem fazer controle do consumo de dados diretamente no aparelho, não necessitando mais de apps de terceiros.

Os widgets ganharam novas funcionalidades, como possibilidade de arrastar, soltar e redimensionar. As notificações também melhoraram, e o novo sistema permite que screenshots sejam captadas de maneira fácil. O browser também recebeu novos recursos e o Gmail foi retrabalhado no Android 4.0.

Veremos os primeiros reviews do aparelho para ter uma noção se ele ameaçará o iPhone 4S, que, de acordo com Tim Cook, deverá marcar um recorde histórico de vendas no próximo trimestre (algo nunca antes comentado por executivos da Apple, diga-se).

[via AppleInsider, This is my next…, Electronista]

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes