Forrester muda de posição quanto ao assunto “Macs no trabalho”

É o fim dos tempos! Em 2008, a Forrester chegou a dizer, com todas as letras, que “Se seu mercado não for de nicho, o Windows é o único sistema operacional desktop a que você precisa dar suporte.” Por causa desse tipo de recomendação, a vida de usuários de Macs em empresas é ou um inferno, tendo que usar o Windows, ou a ilegalidade, tendo que burlar os empecilhos criados pelo departamento de TI.

Agora, em 2011, o resultado de uma pesquisa recente feita pela Forrester foi este:

Ferramentas para Macs em empresas - Forrester

É como se 41% das empresas estivessem dizendo “Pronto, Forrester, seguimos seu conselho: não deixamos donos de Macs fazerem nada no ambiente de trabalho! Merecemos um doce?” Sempre bipolar prestativa, a resposta da Forrester parece ser um sonoro não: “É hora de acabar com a proibição e tomar uma ação decisiva. Usuários de Macs são os seus HEROes [‘heróis’] e vocês deveriam capacitá-los, e não retardá-los.”

HERO, no linguajar da Forrester, é uma sigla para Highly Empowered and Resourceful Operatives (algo como “Colaboradores Altamente Capacitados e Responsáveis”), ou seja, “os 17% dos trabalhadores de informática que usam novas tecnologias e encontram formas inovadoras para serem mais produtivos e servirem clientes com mais eficiência.” Essa definição da Forrester é legal, mas eu chamaria esses HEROes de “pessoas que fazem o que é mais sensato, e não dão ouvidos a firmas cheias de analistas que não sabem onde fica o botão de ligar de um computador.”

Definições à parte, a Forrester explica que profissionais que optam pelo Mac normalmente são workaholics altamente produtivos e acabam prejudicados por empresas que os obrigam a usar PCs baratos com Windows. Tais funcionários muitas vezes estão dispostos a pagar do próprio bolso o extra de um MacBook Pro/Air topo-de-linha para poderem ser mais eficientes e não terem que lidar com problemas comuns em PCs com Windows, e um departamento de TI que não seja capaz de dar suporte às máquinas favoritas de tais funcionários atua em detrimento da empresa.

Eu me pergunto se as empresas que pagam caro por essas recomendações vão perguntar à Forrester quando ela vai decidir mudar de ideia novamente e começar a dizer que Macs são ruins de novo. Talvez se a Microsoft fizer lobby o bastante com o Windows 8, apareça algum relatório dizendo “O sistema operacional único para desktops e tablets é uma alternativa evidentemente superior e Macs devem ser abolidos da sua empresa. De novo.” Heh, especialistas…

[via Fortune Tech]

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes