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iSuppli confirma a tendência: modelo “freemium” é o mais lucrativo e vai dominar as lojas de apps

In App Purchases

Pelo visto está mais do que comprovado: o modelo de negócios “freemium” (apps gratuitos, que contam com In App Purchases disponíveis) é o mais lucrativo. Em 2011, eles representaram 39% do valor total do mercado de apps. Para 2015, a projeção aumenta e chega a 65% de representatividade, o equivalente a US$5,6 bilhões, de acordo com uma pesquisa da IHS iSuppli.

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Gráfico - iSuppli

Segundo Jack Kent, analista sênior da empresa, no ano passado 96% de todos os apps baixados para smartphone eram gratuitos. Está cada vez mais difícil, para desenvolvedores, justificar o porquê de cobrar por um app, já que existe uma concorrência enorme de aplicativos ofertados gratuitamente. Em vez disso, Kent afirma que o modelo “freemium” é a resposta.

De acordo com os dados da pesquisa, ao final do ano passado, apps gratuitos representaram 45% do ranking dos mais rentáveis (Top Grossing) da App Store; no Android Market, a representação foi de 31% (ambas as lojas da pesquisa são as norte-americanas). Se analisarmos o número de aplicativos (gratuitos ou não) que ofereciam In App Purchases, o número aumenta para 68%.

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A categoria que mais se utiliza desse modelo de negócios é Games, sendo moedas virtuais a campeã de vendas, seguido de funções ou recursos específicos, como o desbloqueio de um novo filtro de câmera, assinatura de um serviço social ou a compra daquela arma para derrotar o chefão do jogo.

Se você é desenvolvedor e se interessa pelo assunto, não deixe de ler outros artigos que tratam do tema: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7. Assim você terá mais embasamento para tomar a sua decisão. 😉

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