O melhor pedaço da Maçã.

Gráfico: concorrência não influencia preços de iProducts

Gráfico - asymco

Tim Cook afirmou na última conferência de resultados financeiros da Apple que o lançamento do Kindle Fire não afetou as vendas de iPads: “Pessoas que querem um iPad não optarão por uma tablet limitada, com poucos recursos.” Mesmo assim, muitos (inclusive eu) acreditam que a tablet da Apple terá uma redução de preço no futuro — a nova geração chegará e a atual continuaria à venda, por um preço mais em conta, da mesma forma que acontece hoje com o iPhone.

Publicidade

Isso pode até ser uma estratégia para combater a concorrência, mas o Horace Dediu, do asymco, resolveu estudar os números da Apple e chegou à seguinte conclusão: os concorrentes pouco influenciam o preço dos produtos da Apple.

Confira o gráfico abaixo:

Gráfico - asymco

Historicamente — o gráfico cobre os preços dos produtos em seu canal de distribuição ao longo dos últimos seis anos —, vemos pouca redução do preço dos iProducts. Muitos vão olhar e falar: “Mas, com exceção do iPhone, todos os preços caíram!” Sim, é verdade, mas isso é algo natural, afinal, componentes ficam mais baratos, a Apple usa sua fortuna para fazer contratos de longo prazo — garantindo assim melhores preços —, etc.

A verdade é que a concorrência pode até fazer a Apple se mexer e lançar um hardware mais poderoso, colocar uma câmera melhor em seus iGadgets, entre outras coisas, mas não parece afetar o preço do produto em si.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Produção de iPads na fábrica da Foxconn em Jundiaí deve começar em março

Próx. Post

Aplicativo da Sculpteo para iOS permite a criação de produtos 3D a partir de iGadgets

Posts Relacionados