O melhor pedaço da Maçã.

Review: gerenciador de tarefas Clear para iPhones/iPods touch

Clear no iPhone

por Gabriel Felix

Publicidade

O recém-lançado Clear, desenvolvido pela Realmac Software em parceria com a Impending, é mais um app de produtividade no formato “lista de tarefas” (todo list).

Clear no iPhone

Nele, o usuário monta listas das suas tarefas por meio de gestos multi-touch, em um esquema gráfico muito simples e bonito. Em nove dias, atingiu 350 mil downloads na App Store. Sendo assim, a pergunta é: o que ele realmente tem de mais?

Agilidade no uso

Um dos diferenciais do Clear é a sua interface incrivelmente amigável. Ao contrário de outros apps do tipo, nos quais você perde um certo tempo para aprender a usar e então de novo para se organizar, com o Clear a curva de aprendizado é bem menos oblíqua. O aplicativo oferece um breve tutorial sobre o que oferece e como funcionam, principalmente, os gestos multi-touch.

Publicidade

Caso futuramente esqueça alguma função ou como operá-lo, dá para retornar ao tutorial sem problemas.

Design funcional

Um segundo fator que torna o Clear um ótimo app é que, aliado à sua usabilidade, está uma linda e limpa interface gráfica.

Publicidade

No gerenciamento das suas tarefas, o aplicativo lança mão de um visual minimalista e extremamente objetivo, onde as tarefas são apresentadas em estilo “tiles”, o que lembra um pouco a interface “Metro” do Windows Phone 7. O grau de importância/demanda das tarefas é definido por uma escala de tonalidades de uma das cores — as quais podem ser editadas nas configurações, mas sem muitas opções.

Lembretes na tela inicial

O Clear permite que você crie e navegue por duas listas permanentes de tarefas. Em um primeiro nível, você cria o que seriam as tarefas “pais” (parent) que, uma vez criadas, permitem que você as adentre e crie subtarefas “filhos” (children).

Publicidade

O interessante dessa divisão é que, além de poder marcar uma subtarefa “filho” por vez, você também pode marcar todas as “filhos” de uma só vez na tarefa “pai”, e, dependendo de qual nível você estiver, o ícone do app aponta quantas tarefas você ainda possui pendentes. Ou seja, se eu tenho quatro tarefas “pais” e resolvo sair do app, na minha Home aparecerá o número 4 no ícone do aplicativo — o mesmo ocorre se eu estiver dentro de uma das tarefas “filho”. Se eu estiver dentro de uma tarefa “pai” e ela possuir cinco subtarefas “filho”, ao sair do aplicativo, o contador mostrará o número das 5 subtarefas.

Confesso que essa troca pode ser ótima pra quem tem guardado na cabeça mais ou menos onde parou os trabalhos, mas pode ser também um tremendo tiro no pé pros enrolados/esquecidinhos.

·   ·   ·

Há inúmeras minúcias a serem ditas sobre o Clear, mas creio que a maioria concordará comigo quando digo que, melhor do que um bom review do produto, só mesmo a experiência direta com ele.

Portanto, finalizemos com a boa e velha (mas temática) lista de prós e contras:

PRÓSCONTRAS
Agilidade de uso.Sem sincronização com outros dispositivos.
Bonito (eu achei!).Títulos limitados a 20 caracteres.
Rápido aprendizado.Ausência de temporizador.
Bom preço.Concorrentes mais completos.

O Clear requer o iOS 5.0 ou superior e continua saindo por apenas US$1 na App Store [7,1MB].

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Hackers conseguem quebrar o DRM de livros distribuídos pela iBookstore

Próx. Post

Dica rápida: as opções avançadas do iMovie

Posts Relacionados