O melhor pedaço da Maçã.

Veja as propostas de Apple, Nokia e Research In Motion para o novo padrão Nano-SIM

Proposta de Nano-SIM da Apple

A votação para o novo padrão Nano-SIM no Instituto Europeu de Padrões de Telecomunicações (European Telecommunications Standards Institute, ou ETSI) será realizada nesta semana, e tanto Apple quanto Nokia e Research In Motion (RIM) pretendem apresentar suas propostas — a Maçã já se comprometeu em licenciar suas patentes gratuitamente, caso seja a vencedora.

Publicidade

O The Verge conseguiu pôr as mãos nos designs, e tudo indica que a solução da firma de Cupertino é a menos controversa.

Proposta de Nano-SIM da Apple

A ETSI exige que o Nano-SIM suporte os mesmos oito contatos elétricos do Micro-SIM, mas não requer regras específicas quanto à disposição/layout deles. A Apple então fez um design exatamente igual ao Micro-SIM, porém, sem o “excesso” de plástico existente na atual geração. Isso permitirá, por exemplo, que Nano-SIMs sejam utilizado em aparelhos compatíveis com Micro-SIM e SIM, bastando um adaptador — o que explica o suporte da maioria das operadoras europeias.

Nano-SIM da Nokia e da RIM

Já a Nokia e a RIM sugerem algo completamente diferente do atual padrão, algo mais parecido com um microSD — o que provavelmente acaba com a retrocompatibilidade existente na proposta da Apple. Todavia, as soluções delas não exigem uma “bandeja”, o que significa que eles encaixam diretamente no dispositivo — a proposta da Apple, assim como acontece hoje, utiliza uma peça sobressalente para o encaixe no aparelho.

Publicidade

A Nokia acusa a Apple de violar um dos requerimentos do novo padrão, o qual exige que o novo chip não fique preso em leitores de cartões Micro-SIM. Ao que tudo indica, ao ser girado em 90º, o Nano-SIM proposto pela Maçã pode ser inserido em espaços dedicados ao Micro-SIM, podendo ficar preso — o que seria proibido.

Publicidade

Não sabemos qual proposta será apresentada pela “concorrência” — tudo leva a crer que será a da Nokia, já que ela tem mais representatividade no ETSI e seu design é ainda menor que o proposto pela RIM.

Na sua opinião, qual é a proposta mais interessante?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Na Austrália, Apple é acusada de não falar a verdade sobre o novo iPad Wi-Fi + 4G

Próx. Post

Filtros de cores do novo iPad também são responsáveis pela melhora na qualidade da tela

Posts Relacionados