O melhor pedaço da Maçã.

Review de leitor: ditando textos para o iPhone com o aplicativo Voice Assistant

Ícone - Voice Assistant

por Valfran Almeida

Publicidade

Um dos novos recursos implementados no iPad de terceira geração foi o Dictation, baseado na Siri. Em vez de digitar textos, você tem a opção de ditar diretamente nos aplicativos — usando o botão de microfone incorporado ao teclado. No entanto, esse recurso só está disponível em determinados idiomas (por enquanto, inglês, francês, alemão e japonês) e apenas na última geração da tablet da Apple — ou em iPhones 4S, é claro.

Ícone - Voice AssistantO legal é que não é preciso esperar pelo novo iPad para usar uma função desse tipo. Na App Store há diversos aplicativos que também cumprem a tarefa de forma parecida — alguns deles inclusive suportando o nosso idioma. Como exemplo podemos citar o Vlingo, o Dragon Dictation e, agora, o Voice Assistant — da QuanticApps.

O Voice Assistant possui uma interface simples e funcional. Ao iniciar o aplicativo pela primeira vez, ele solicita que você escolha qual o idioma padrão para o reconhecimento dos textos. São 22 opções, incluindo o português e o português do Brasil.

Publicidade

Voice Assistant - iPhone

Após a seleção do idioma aparece a tela principal do sistema, que se resume a um botão com um microfone e uma opção de ajustes.

Voice Assistant - iPhone

Publicidade

Para iniciar o reconhecimento de voz, basta tocar no botão de microfone e começar a ditar. Toque novamente no botão para finalizar e aguarde a conversão. Como a maioria dos aplicativos de reconhecimento de voz, o Voice Assistant também necessita de uma conexão com a internet. Nos testes que realizei, tudo aconteceu de forma relativamente rápida e natural, inclusive em conexões 3G. Depende muito, também, da quantidade de texto que você ditou.

Ele, então, apresenta o texto para que façamos as devidas correções. A conversão de voz em texto foi bem efetiva. Houve algumas falhas no reconhecimento das palavras (palavras engraçadas ou, algumas vezes, palavrões), mas no geral tudo funcionou bem. O Voice Assistant reconhece inclusive pontuação e números, além de acentos. Pela complexidade da nossa língua, e considerando os sotaques/regionalismos, podemos dizer que o acerto foi de até 90% dos textos ditados. Além disso, quanto mais silencioso o ambiente em que estamos ditando, melhor será o reconhecimento do texto.

Voice Assistant - iPhone

Publicidade

Ao tocar no botão “Done”, aparece a lista de opções do que fazer com o texto: Enviar por SMS, iMessage ou Email, publicar no Twitter e/ou no Facebook, copiar para a área de transferência ou, ainda, enviar para outros aplicativos como Pages, Evernote, Dropbox, Documents To Go, etc.

Voice Assistant - iPhoneVoice Assistant - iPhone

Na parte de configurações é possível mudar o idioma, deixar o programar reconhecer o final da sentença, ou ainda emitir um bip sempre que iniciar e finalizar a gravação do áudio.

Voice Assistant - iPhone

Outra possibilidade interessante para este aplicativo é treinar a pronúncia em outros idiomas, por exemplo, a língua inglesa. Para isso, basta mudar o idioma nos ajustes e começar a ditar os textos. Assim, você verá como o Voice Assistant “escuta” você.

O aplicativo é universal — compatível tanto com iPads quanto com iPhones/iPods touch — e está em promoção, saindo por apenas US$1 na App Store (75% de desconto, por tempo limitado). Ele pesa 2,7MB e requer o iOS 4.0 ou superior.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Vídeos: mais dois sneak peeks da Adobe CS6, agora do Dreamweaver e do InDesign

Próx. Post

Analista aposta em futuro nome para a televisão da Apple: “iPanel”

Posts Relacionados