O melhor pedaço da Maçã.

Sophos: um em cada cinco Macs está infectado por malwares, mas a maioria só afeta Windows

Infecção de Macs

A firma de segurança Sophos publicou hoje uma pesquisa que revelou um número, digamos, “surpreendente”: um em cada cinco Macs tem algum tipo de malware.

Publicidade

A análise baseou-se numa amostra de 100 mil máquinas com o Sophos Anti-Virus for Mac Home Edition instalado, que é algo importante a se levar em consideração. Mas mais importante que isso é o fato de que a grande maioria de tais malwares só afeta o sistema operacional Windows; se formos analisar a porcentagem de Macs com malwares focados no OS X, despencamos para 2,7% do total (ou um em cada 36).

Eis os principais malwares para OS X detectados nos Macs:

Infecção de Macs

Como dá pra ver, mais de três quartos deles referem-se ao OSX/Flshplyr, que é o código usado pela Sophos para identificar o famoso cavalo de Troia Flashback/Flashfake.

Publicidade

Eis a divisão no caso dos malwares para Windows:

Infecção de Macs

Como é bastante sabido, o fato de um Mac ter um malware para Windows não oferece ameaça absolutamente nenhuma para o usuário. No final das contas, usar um software de anti-vírus em Macs serve muito mais para barrar esses malwares que só afetam PCs, evitando assim uma maior disseminação.

Publicidade

O fato é que, ainda hoje, não existe um *vírus* sequer que afete o OS X. A polêmica toda em torno do Flashback foi bastante preocupante, mas enquanto os usuários tiverem a consciência de manter suas máquinas sempre atualizadas e não sair clicando/instalando em tudo o que virem pela frente, ainda não há mesmo com o que se preocupar.

[via TG Daily]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Editor gráfico Photogene está agora preparado para o iPad de terceira geração

Próx. Post

↪ Mais de três quartos dos smartphones ativados pela AT&T no primeiro trimestre fiscal de 2012 foram iPhones

Posts Relacionados