O melhor pedaço da Maçã.

Consumidores americanos são convocados a participar de ação coletiva contra a Apple, referente a suposto monopólio do iPod + iTunes

Antiga imagem de iPods e da iTunes Store

Senta, que lá vem história — e essa se estende desde 2005.

Publicidade

Em abril de 2011, noticiamos aqui no site que o até então CEO da Apple, Steve Jobs, havia prestado depoimento em um processo referente a um suposto monopólio imposto pela sua companhia com os iPods, os quais só poderiam ser utilizados com músicas compradas na iTunes Store.

Antiga imagem de iPods e da iTunes Store

A coisa toda começou com uma atualização de software que a Apple liberou para iPods em 2004, a qual trouxe melhorias gerais mas também impediu que o software “Harmony”, criado pela RealNetworks, funcionasse em seus MP3 players. Este fazia engenharia reversa do sistema elaborado pela Apple, permitindo que consumidores colocassem qualquer tipo de arquivo musical em seus iPods.

Publicidade

Indignado com a situação, Thomas Slattery abriu um processo contra a empresa, acusando-a de monopólio. No ano passado a estimativa é que teríamos um veredito breve, mas até hoje a coisa se arrasta. Agora, um site foi criado detalhando tudo sobre a ação coletiva — intitulada Apple iPod iTunes Antitrust Litigation — e convocando consumidores americanos a participar ou se abster dela.

Todos os que tiverem comprado iPods (shuffle, nano, mini, touch, classic, U2… não importa) entre 12 de setembro de 2006 e 31 de março de 2009, nos Estados Unidos, têm direito a participar do processo. Todavia, a justiça ainda não decidiu se a Apple de fato agiu incorretamente, portanto não há promessa de pagamentos para nenhum dos envolvidos.

Veremos como a coisa se desenrola.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Analista faz previsão ousada para a Apple, trazendo números até o quarto trimestre de 2015

Próx. Post

TU Me para iOS, da Telefónica, chega para brigar com Skype e WhatsApp Messenger

Posts Relacionados