O melhor pedaço da Maçã.

E o que seria esse “Auto layout”, entre as novas APIs do iOS SDK? Hum… ;-)

Auto layout - API do iOS SDK

Tenho que admitir que, até ler este artigo do TechCrunch, isso havia passado despercebido por mim:

Publicidade

Auto layout - API do iOS SDK

A tela, evidentemente, é um quadro do vídeo da keynote de abertura da WWDC 2012, quando Scott Forstall falava sobre as novas APIs que estarão disponíveis no SDK do iOS 6. Apesar de não estar entre as mais destacadas, a Apple fez questão de colocar isso no slide: “Auto layout”.

Como já é sabido, a Apple não falou absolutamente nada sobre um novo/futuro iPhone no evento, apesar de ser algo bastante comentado nas últimas semanas. John Gruber, do Daring Fireball, chegou a especular que o novo sistema viria com uma forma diferente de apresentar banners de notificação, mas aparentemente nada mudará nesse sentido — apenas algumas alterações/melhorias na Central de Notificações (Notification Center) em si.

Publicidade

Esse sistema de “Auto layout” foi comentado recentemente por Nelson Gauthier, desenvolvedor da Localmind. Eis o que colocamos, no nosso outro post:

A Apple poderá ajudar desenvolvedores a migrar entre formatos oferecendo um sistema que ajustaria layouts automaticamente para novas resoluções e proporções de tela. No ano passado, na WWDC, ela apresentou um componente para o Mac OS X chamado Cocoa Auto-Layout, o qual permite a desenvolvedores definir layouts usando limitações bem simples e flexíveis. Um sistema como esse também poderia funcionar no iOS.

Gauthier acertou em cheio, portanto: a API já existente há um tempo no OS X foi levada agora ao iOS, e um dos fortes motivos para isso poderá ser o tal novo iPhone com tela de 4 polegadas, mais comprida na vertical.

A API facilita o posicionamento de elementos no layout de aplicativos de maneira relativa e flexível — ótimo não só para gadgets com telas de diferentes proporções, mas também para ajustar a interface com base em elementos extras (tal como quando estamos no meio de uma ligação ou com o compartilhamento de internet ligado), para fazer tudo se ajustar a depender se o dispositivo está na vertical ou na horizontal, para agilizar o desenvolvimento de versões universais (compatíveis também com iPads) e, como ainda cita o TechCrunch, para ajudar na tradução de apps para múltiplos idiomas — especialmente os asiáticos, cujos caracteres têm formatos/tamanhos muito diferentes e podem influenciar em títulos/botões/etc.

Uma coisa é certa: se esse novo iPhone com tela de 4 polegadas a 640×1136 pixels chegar mesmo daqui a alguns meses, a implementação da API “Auto layout” no iOS SDK foi algo fundamental por parte da Apple. Pra mim, isso só corrobora ainda mais tais rumores.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Pocket Planes, da NimbleBit, é o Jogo da Semana na App Store

Próx. Post

↪ Joy of Tech: “Apple chuta o Google Maps”

Posts Relacionados