O melhor pedaço da Maçã.

Entenda por que a suposta estrutura metálica do novo iPhone faz sentido

iPhone unibody

Já estamos cansados de saber que os rumores apontam para um novo iPhone de 4 polegadas, com uma carcaça metálica, conforme podemos ver nesses dois artigos: 1, 2. Mas quais seriam os reais benefícios para isso? De acordo com Don Lehman, do The Tech Block, muitos.

Publicidade

Depois do “Antennagate”, do iPhone 4, a Apple melhorou o projeto do aparelho, evoluindo para o que temos hoje no iPhone 4S — duas antenas, uma na parte de cima e outra na parte de baixo. É aqui que entra o pulo do gato:

Resumindo, em vez de usar toda a banda de metal como antena, conforme no [iPhone] 4, o 4S utiliza apenas as partes superiores e inferiores como antenas. Uma vez que os lados não contribuem para a transmissão de sinal e apenas servem como estrutura do dispositivo, faz sentido os tornar ainda mais integral à estrutura. Isto é o que faz um iPhone unibody possível.

iPhone unibody

Segundo Lehman, a nova estrutura de metal do iPhone permitirá que o aparelho fique ainda mais fino, já que as duas camadas de vidro que temos hoje seriam substituídas por um corpo quase unibody, apenas com as partes superiores/inferiores utilizando vidro (Gorilla Glass 2, mais fino/resistente), ajudando na transmissão de sinais Wi-Fi, Bluetooth, GPS, etc. — da mesma forma que tínhamos no iPhone original (aquela parte preta, em baixo) e nos atuais iPads com Wi-Fi + Cellular.

Se você tem um iPhone 4/4S, experimente observá-lo de lado, conforme na imagem abaixo.

iPhone 4S deitado e de lado

Reparou como os vidros “saltam” da parte metálica? Nesse novo design, tudo estaria no mesmo plano da estrutura metálica, deixando o aparelho cerca de 2-3mm mais fino (32% de diferença). Comparativamente, o novo MacBook Pro com tela Retina é 25% mais fino que os “antigos” Pros, ou seja, é muita coisa! Além disso, a nova estrutura deixaria o iPhone mais leve (dependendo do metal utilizado isso pode variar bastante) e robusto.

Estrutura do novo iPhone - iLab Factory

Para Lehman, os designers da Maçã com certeza queriam fazer uma peça única de metal, mas infelizmente isso ainda não é possível. E o visual “quebrado”, com dois materiais diferentes, não é tão clean como estamos acostumados a ver em produtos da Apple. Exatamente por isso ele acredita que a empresa pintou o metal de preto/branco, para tudo ficar mais homogêneo. Sobre a câmera traseira não estar centralizada no espaço de vidro, ele acha que não existe espaço suficiente para isso.

Publicidade

Em geral, este projeto é uma grande melhoria em cima do [design dos iPhones] 4 e 4S. Funcionalmente é o melhor dos mundos e, esteticamente, eu acho que é impressionante. À primeira vista não parece ser muito diferente de seu antecessor, mas quando você realmente analisá-lo, há uma tonelada de mudanças que o tornam sensivelmente mais agradável. Se você não está animado com isso agora, você vai ficar quando ver um em pessoa. Clássico refinamento de design da Apple.

Alguém tem dúvidas de que é exatamente isso que vai acontecer? 😛

[via Cult of Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Vão a julgamento na China os responsáveis pela venda ilegal de rim de adolescente persuadido a trocá-lo por um iPhone e um iPad

Próx. Post

↪ Aplicativo Mactracker é atualizado com informações do OS X Mountain Lion e mais

Posts Relacionados