O melhor pedaço da Maçã.

Review do WeMo: automação sem complicações!

App do WeMo

Mesmo existindo algumas boas soluções para automação que utilizam iGadgets, podemos colocar este acessório da Belkin — do qual já falamos aqui no MacMagazine — em destaque não só pela praticidade na instalação, mas principalmente por seu custo.

Publicidade

App do WeMo

Para aqueles que nunca ouviram falar do WeMo, trata-se de um adaptador, que ligado a uma tomada antes de um aparelho como um dock, som, ar-condicionado, aquecedor, etc., possibilita seu controle (ligado ou desligado) a partir de um iPad ou iPhone/iPod touch.

Pelo aplicativo do WeMo [8,4MB; requer o iOS 5.0 ou superior], baixado gratuitamente na App Store, o proprietário de um desses acessórios pode personalizar informações, tais como o nome do dispositivo e sua respectiva imagem de exibição, bem como programar comportamentos, como “ligar às 19h” e “desligar às 23h30” em dias específicos da semana com um estilo à la Jetsons.

Caso você queira mais customização nas programações, o serviço baseado na internet IFTTT (If This Then That) permite criações mais complexas como por exemplo: cada email que chegar à sua caixa de entrada, a luz da sua luminária deve acender e apagar! 😉

Publicidade

YouTube video

Vale destacar que seu WeMo pode ser controlado tanto via Wi-Fi quanto via 3G, sem a necessidade de qualquer configuração complexa, apenas requerendo a existência de uma rede Wi-Fi. Caso você tenha algum problema de energia em casa, como queda de luz, assim que seu WeMo voltar à vida suas configurações serão mantidas, garantindo que sua programação não será alterada.

WeMo

Existem 2 modelos de WeMo disponíveis no mercado, um composto apenas pelo adaptador para tomada, ao custo de US$50, e outro que conta com mais um acessório, chamado Motion (um detector de movimentos que é ligado ao WeMo), ao custo de US$100. Optei pelo primeiro, tendo em vista minha necessidade.

WeMo Switch + Motion

Nos testes que fiz com meu WeMo os resultados foram bem interessantes, principalmente em relação à facilidade na configuração e à sua estabilidade. Assim que você instala o aparelho, ele cria uma rede Wi-Fi a qual você deve se conectar para realizar as configurações básicas do seu adaptador, tudo isso direto pelo próprio app.

Publicidade

✔ PRÓS

  • Preço baixo, comparado com outras soluções de automação.
  • Praticidade.
  • Estabilidade.
✘ CONTRAS

  • Ausência de padrão para a tomada nacional.
  • Quantidade necessária para um “controle de sua casa”.

No resultado geral, recomendo o WeMo mas já adianto que um só é pouco; sugiro que você parta logo de duas unidades ou mais.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Em dúvida entre o Parallels Desktop 8 e o VMware Fusion 5? Confira benchmarks de ambos

Próx. Post

FBI desmente roubo de UDIDs dizendo que “nenhum notebook foi invadido”

Posts Relacionados