O melhor pedaço da Maçã.

Estaria a Siri próxima de falar português?

Ícone da Siri

A Siri, a assistente virtual lançada no evento Let’s Talk iPhone, é um sucesso. Naquele momento, o recurso só estava presente em iPhones 4S, mas hoje já está em quatro iGadgets: no iPad de terceira geração, no iPod touch de quinta geração e, é claro, nos iPhones 4S e 5.

Publicidade

Se você tem um dos aparelhos citados e sabe um pouco de inglês (ou outras línguas suportadas), já pode interagir com ela em áreas como buscas, notas, lembretes/alarmes, esportes (futebol americano), filmes, pontos de interesse, redes sociais, ditar textos e até mesmo escutar algumas piadinhas.

SiriSiri

Para os que não sabem nenhuma língua estrangeira ou para os que querem de qualquer maneira falar com a Siri em português, a Apple pode ter nos dado uma pista! Ontem o iPhone 5 foi homologado pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) e, junto aos documentos de homologação, também foi disponibilizado o manual do aparelho.

Publicidade

Diferentemente do manual do iPhone 4S (iOS 5), no qual a Apple ensina a utilizar a Siri com comandos em inglês, o do iPhone 5 (iOS 6) traz comandos e exemplos para utilizar a Siri em português. Veja abaixo:

Manual do iPhone 5 com informações da Siri em português

Manual do iPhone 5 com informações da Siri em português

Manual do iPhone 5 com informações da Siri em português

Abaixo, apenas um exemplo do manual do iPhone 4S:

Manual do iPhone 4S com informações da Siri em inglês

Das duas, uma: ou a Apple apenas traduziu os comandos da Siri no manual em português — o que pode, sim, ser uma opção —, ou a coisa de fato está chegando, afinal, o manual do iPhone 4S (iOS 5) não veio assim, com as informações/frases traduzidas.

Publicidade

A questão é: quando? Quem sabe numa futura versão 6.1 ou 6.2. Mas é bom pensar que não precisaremos quebrar a cabeça para “ensinar português” a ela. Só espero que, quando este dia chegar, a Siri não se confunda, como fez com o idioma japonês.

Ah, e se você já utiliza a Siri, vale a pena baixar o manual [PDF] e ler a página 45, a qual traz várias dicas de como corrigir a assistente virtual. 😉

Nota: a Apple chama “a Siri” de “o Siri”, mas a gente não consegue. 😛

[dica do Cássio Francklin]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ideias para aproveitar a resolução e melhorar a troca de apps no iPhone 5

Próx. Post

MM na App $tore: CarTunes, Procreate, ICE-mania, AUSTRALIA: Where to Go, iBackgammon, Saving Yello e mais!

Posts Relacionados