O melhor pedaço da Maçã.

Tutorial: como trocar o idioma da janela de início de sessão do OS X

Tela após sair do repouso ou do modo proteção

Eu sempre utilizei os sistemas operacionais dos meus iProducts em inglês — uma mania antiga, até mesmo como uma forma de ter mais contato com o idioma. Recentemente, porém, resolvi trocar tudo para o português indo em Preferências do Sistema (System Preferences) » Idioma e Texto (Languages & Text) » Idioma (Language) e colocando o Português como primeira opção, no topo da janela.

Publicidade

Trocando o idioma do inicio de sessão do OS X

Assim que a mudança é feita, basta fechar e abrir novamente os aplicativos (Mail, Safari, Calendário, Contatos, etc.) para ver o resultado. Para que tudo fique em português de uma vez por todas, em todo o sistema, é só reiniciar o computador. E foi aí que eu descobri um detalhe bem simples, mas que me incomodou: a tela de login (chamada pela Apple de início de sessão) não foi traduzida para o português, assim como aquela tela que solicita a senha logo após o computador sair do repouso/proteção.

Como eu queria deixar tudo em português, pesquisei para entender o que estava acontecendo para o sistema não mostrar essas partes no idioma selecionado. Assim, me deparei com um artigo de suporte da Apple que explica o que ocorre.

Publicidade

O texto da janela de início de sessão é exibido no idioma que foi selecionado durante a instalação do OS X ou o idioma selecionado na primeira vez em que o OS X foi inicializado no Mac. Para alterar ele, temos duas opções: 1. reinstalar o OS X e selecionar o idioma desejado durante a instalação; ou 2. fazer a mudança via Terminal.

Ícone do Terminal

O primeiro dá um trabalho enorme — convenhamos, não vale a pena reinstalar o sistema só para isso. Já o segundo é muito simples e rápido, sendo válido para o Mountain Lion (10.8), Lion (10.7), Snow Leopard (10.6), Leopard (10.5) e Tiger (10.4). Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Inicie a sessão com uma conta de administrador.
  2. Abra o Terminal, localizado em /Aplicativos/Utilitários/.
  3. Digite ou cole o seguinte comando no Terminal:
sudo languagesetup
  1. Pressione a tecla Enter.
  2. Quando for solicitada a senha, digite a senha da sua conta e pressione Enter novamente.
  3. Uma lista dos idiomas disponíveis será exibida. Digite o número que aparece ao lado do idioma que você deseja usar e pressione Enter — o Português do Brasil deve aparecer no número 7.
  4. Feche o Terminal.

Trocando o idioma do inicio de sessão do OS X

Vale notar que, se você ainda estiver usando o Leopard, precisa necessariamente ter uma senha cadastrada na sua conta de administrador. Além de ser totalmente inseguro não ter uma, o comando sudo, no Leopard, requer uma senha que não seja vazia — mais informações sobre isso neste artigo de suporte.

Tela após sair do repouso ou do modo proteção

Tela após sair do repouso ou do modo proteção.

Feito isso, basta reiniciar o seu computador que você verá a tela em português. 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta exclusiva do MacMagazine nesta Black Friday: MacBook Pro por apenas R$3.079,12 na Americanas.com! ;-)

Próx. Post

Novo Mac mini suporta Wi-Fi de até 450Mbps

Posts Relacionados