Quando a Apple lançou o iPad de quarta geração e o iPad mini, em outubro, ela quebrou seu próprio ciclo quase sagrado de atualização de produtos. Existem muitas hipóteses para explicar a razão dessa mudança, mas Horace Dediu, do asymco, levantou uma que pode assustar um pouco: a Apple lançará iPads e iPhones novos a cada seis meses.
A Apple atualizou todos os seus principais produtos (iPhone, iPods, iPads e Macs) durante o segundo trimestre, algo que nunca tinha acontecido. Além disso, o iPhone 5 foi lançado em muito mais países em menos tempo, algo importante se a companhia quiser mesmo lançar dois smartphones por ano.
Entre os motivos que levariam a Maçã a acelerar o lançamento de seus produtos estão seus dois principais inimigos: antecipação dos consumidores e lançamentos da concorrência. Como a data de lançamento de iProducts já podia ser prevista, a Samsung e outras empresas introduziam seus produtos na metade deste ciclo, tirando vantagem. Anunciando dois iPhones/iPads por ano, seria bem mais fácil lutar contra elas.
Mesmo com bons argumentos, ainda acho que esse cenário não se tornará realidade. Não duvido que a Apple seria capaz de lançar duas gerações de iPhones e iPads por ano, mas acredito que ela deixou o começo do ano livre para um grande lançamento. Além disso, faz muito mais sentido lançar o iPad em outubro do que em março já que, dessa forma, a Maçã entra no período de Natal com hardwares novos e não com algo lançado há mais de nove meses.
Se ela continuar com os lançamento anuais, o começo de 2013 ainda é um grande ponto de interrogação. Novos Macs Pro, Apple TV/“iTV” ou outro produto que ainda não conhecemos? Não sei, mas algo vem aí. Algo grande.
[via GigaOM]