O melhor pedaço da Maçã.

Utilitário para Mac facilita acesso às pastas de arquivos do iCloud, separadamente por cada app

Plain Cloud no OS X

Conforme explicamos neste artigo detalhado sobre o iCloud, o serviço de computação na nuvem da Apple é excelente para sincronizar arquivos entre Macs e iGadgets de forma totalmente natural e descomplicada para o usuário, mas há quem goste de ir além.

Publicidade

O OS X “esconde” as pastas de arquivos do iCloud dentro da sua Biblioteca (Library), justamente para deixar usuários comuns longe disso — afinal, é fácil fazer caquinha se não souber no que está mexendo. A gente explicou um pouco disso neste tutorial sobre como fazer o iCloud sincronizar dados com o Dropbox.

Mas… “there’s an app for that!”

Plain Cloud no OS X

Desenvolvido pela Cooking Robot, o Plain Cloud é um simples utilitário para Mac que visa a justamente facilitar o acesso a essas pastas escondidas do iCloud. Sua interface principal consiste em apenas uma lista de botões dos apps os quais você usa que já armazenaram dados na nuvem, e clicando em um deles você é levado à respectiva pasta no Finder.

Publicidade

Um aspecto bem interessante do utilitário é que com ele é possível editar determinados arquivos em qualquer aplicativo do Mac e ainda assim mantê-los sincronizados com o iCloud, acessíveis pelos mesmos apps de sempre do iOS. Além disso, ele permite que o usuário gerencie os arquivos como bem entender, inclusive removendo o que não quiser mais. Porém é sempre bom ter em mente que, mexendo na nuvem, tudo o que for feito é automaticamente replicado em todos os dispositivos conectados à mesma conta.

O Plain Cloud requer o OS X 10.7 ou superior e é donationware — isto é, gratuito porém com doações bem-vindas pela sua desenvolvedora.

[dica do Fabio Mucke, via OS X Daily]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM na App $tore: Camera FX Pro, Listick, ClearWeather, Pronto for iPad, Daily Goals e mais!

Próx. Post

Opera trabalha em browser totalmente novo para iOS e Android; será lançado em fevereiro

Posts Relacionados