Protocolo abre portas para videoconferências entre usuários de Chrome e Firefox sem o uso de plugins

A primeira vez que falamos dele foi em meados de 2011, mas de lá pra cá a coisa evoluiu bastante. O Google vem preparando seu browser desde a versão 21, enquanto a Mozilla embutiu suporte preliminar na 18ª.

Falo do WebRTC, um novo protocolo gratuito e de código aberto que possibilita a realização de videoconferências usando simples APIs em JavaScript — nada de plugins especiais [morra, Flash!].

Logo - WebRTC

Hoje, Google e Mozilla publicaram simultaneamente posts em seus blogs anunciando que as últimas versões beta do Chrome e do Firefox já permitem interoperabilidade via Real-Time Communications (RTC).

Confira uma demonstração em vídeo:

Isso significa que, logo, logo, usuários de versões estáveis desses dois browsers poderão se comunicar em HD de forma totalmente nativa. Isso também implica que eles serão bem leves e, principalmente, seguros.

A Opera é outra que já está trabalhando no protocolo, enquanto Apple (Safari) e Microsoft (Internet Explorer) ainda precisam entrar no barco. Quem sabe, com esse apoio e a implementação da coisa pra valer, elas se interessem pelo assunto.

Quem estiver rodando uma das versões de testes do Chrome e/ou do Firefox e queira testar a novidade pode visitar esta página demo do WebRTC.

Posts recomendados

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes