O melhor pedaço da Maçã.

Segurança no mundo Apple: compartilhamento de internet

Ícone - Rede/Networking

Ícone - Rede/NetworkingEmbora compartilhamento de internet seja uma forma conveniente de compartilhar o acesso, habilitando esse recurso você pode criar um risco de segurança além de violar as políticas de segurança de grande parte das empresas.

Publicidade

Quando habilitado, é criada uma extensão da rede partindo do seu computador, ou seja, todos os que estiverem conectados no segmento de uma determinada interface sairão para a rede compartilhada utilizando o endereço IP da interface compartilhada. Isto chama-se network address translation (NAT) e está documentado na RFC 2663.

Você pode compartilhar qualquer interface de rede presente no computador — Wi-Fi, Bluetooth, Ethernet, modem 3G, etc. Primeiramente escolha qual interface será compartilhada e em quais interfaces os computadores que serão beneficiados estão presentes. Essas opções estão disponíveis dentro do painel Compartilhamento (Sharing), opção Compart. de Internet (Internet Sharing).

Compartilhamento de internet - Mac OS X

Precisamos, contudo, tratar de dois aspectos importantes.

Publicidade

Se você criar um ponto de acesso Wi-Fi, ou seja, compartilhar uma determinada interface (ex: Ethernet) e informar que seus computadores se conectarão utilizando Wi-Fi, certifique-se de estar criando uma rede com opções de segurança WPA2 e que tenha uma senha forte contendo letras, números e caracteres especiais. Sistemas anteriores ao OS X Mountain Lion permitiam que se optasse por WEP 40-bit ou 128-bit, entretanto, se você puder não escolha essa opção pois ela é vulnerável a ataques externos que podem, em um curto intervalo de tempo, descobrir a senha de conexão e criptografia. No pior dos cenários, 128-bit é menos vulnerável que 40-bit, e lembre-se: usou, terminou, desligou. 😀

Outro assunto importante está relacionado com as políticas de segurança da sua empresa. Ao criar uma extensão da rede, você pode gerar riscos para a sua empresa — principalmente em casos em que você compartilha um modem 3G, atacantes externos podem ter acesso à rede da empresa sem passar pela estrutura de segurança configurada na borda de entrada.

Publicidade

Vejo muitas pessoas habilitando o recurso de compartilhamento de acesso para criar uma rede Wi-Fi entre o computador e outro dispositivo, por exemplo em casos nos quais você precisa controlar uma apresentação feita no Keynote utilizando o app Remote do iPhone. Embora funcione, muitas das vezes você pode não ter uma segunda interface ativa para habilitar o serviço; neste caso, crie uma rede ponto-a-ponto clicando sobre o ícone de Wi-Fi no menu superior direito e selecionando Criar Rede (Create Network).

Os que me conhecem pessoalmente sabem que não sou muito fã de interface gráfica. O recurso de compartilhamento de internet via interface já me deixou na mão algumas vezes e infelizmente ele não tem registros (logs) ou mensagens de erro suficientes para você poder detectar e agir sobre o problema. Então vamos lá: para habilitar o nosso compartilhamento via linha de comando, precisaremos subir alguns serviços e recursos. Neste cenário irei rotear da interface Ethernet para a interface Wi-Fi.

Abra o Terminal e torne-se root (utilize a senha do seu usuário administrador):

Publicidade
sudo su

Primeiramente precisamos que o OS X tenha suporte a roteamento entre as interfaces — é assim mesmo em todos os UNIX e variantes.

sysctl -w net.inet.ip.forwarding=1

Em seguida precisamos identificar quais são as interfaces de rede que temos reconhecidas pelo sistema:

ifconfig

Encontraremos a interface en0 que, no meu caso, é a Ethernet; e a interface en1, a Wi-Fi. Verifiquem qual é a interface correta de acordo com o IP configurado em cada interface.

Agora precisamos criar uma regra de NAT no nosso firewall:

echo "nat on en1 from any to any -> (en1)" > /tmp/nat.conf
pfctl -Nf /tmp/nat.conf
pfctl -e

Pronto, agora temos um roteamento feito via linha de comando. O roteador dos seus computadores será o IP da interface Ethernet (en0). Para o seu conhecimento, o OS X tem serviços de DHCP e DNS nativos, caso necessário. Não adicionamos nada na inicialização do sistema, portanto ao reiniciar tudo o que foi feito será desfeito.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo app brasileiro para iPhones/iPods touch permite que você descubra e guarde cores

Próx. Post

Apple veicula dois novos comerciais de iPads: “Junto” e “Vivo”

Posts Relacionados