O melhor pedaço da Maçã.

Tutorial: como remover aplicativos duplicados no menu “Abrir Com” do OS X

Itens duplicados no Abrir Com do Finder

Se você costuma abrir alguns arquivos/documentos no OS X clicando com o botão direito do mouse e escolhendo a opção “Abrir Com” (“Open With”), já deve ter se deparado com uma imagem parecida como esta aqui:

Publicidade

Itens duplicados no Abrir Com do Finder

Reparou nos itens duplicados? Pois é. Eu utilizo muito essa forma pois, às vezes, gosto de abrir um arquivo de imagem no Pré-Visualização (Preview); outras, no Pixelmator. O mesmo acontece com arquivos de vídeo: de vez em quando quero utilizar o QuickTime; outras, o VLC.

Mas por que o OS X duplica ou até mesmo não mostra os ícones de alguns apps nesse menu? Isso é causado ​por algum corrompimento do banco de dados do LaunchServices. Esse problema também pode ser originado em máquinas virtuais (VMware ou Parallels), que deixam rastros de aplicativos desinstalados. Ou seja, estamos falando de um bug do sistema do qual, de acordo com Wheat Williams, a Apple já está ciente — o problema está cadastrado como Bug ID# 11582257 no Apple Bug Reporter.

Publicidade

Para resolver isso, o banco de dados do LaunchServices precisa necessariamente ser reconstruído. E até mesmo quem não é familiarizado com o Terminal (Aplicativos/Utilitários/) consegue seguir este tutorial de Cory Bohon, da MacLife.

Veja só:

  1. Abra o Terminal.
  2. Se você está utilizando o OS X 10.5 ou superior, copie e cole o comando abaixo no Terminal:
/System/Library/Frameworks/CoreServices.framework/Frameworks/LaunchServices.framework/Support/lsregister -kill -r -domain local -domain system -domain user
  1. Pressione Enter/Return.
  2. Aguarde aparecer o seu nome de usuário seguido de $ (no meu caso, Eduardo$).
  3. Feche o Terminal.
  4. Feche a janela do Finder caso esteja aberta.

Pronto, problema resolvido!

Publicidade

Vale notar, porém, que se você estiver utilizando versões mais antigas do OS X, como 10.3 (Pather) ou 10.4 (Tiger), precisa substituir o comando da etapa 3 por este aqui:

/System/Library/Frameworks/ApplicationServices.framework/\Frameworks/LaunchServices.framework/Support/lsregister \-kill -r -domain local -domain system -domain user

Espero ter ajudado. 😉

[via Daring Fireball]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Quaddro realiza pesquisa online sobre o mercado profissional de mobilidade no Brasil

Próx. Post

Use o seu iPhone/iPod touch para abrir, diariamente, um baú repleto de Preciosas Promessas

Posts Relacionados