O melhor pedaço da Maçã.

“Novo” modelo de Apple TVs continua usando chip A5, mas uma versão bem menor dele

Apple TV com chip A5

No finalzinho de janeiro, pintaram informações de que as Apple TVs teriam recebido um update silencioso. A Maçã confirmou isso, deixando claro que modificações internas não afetariam em nada a experiência de usuários — até por isso nada disso chegou a ser anunciado publicamente.

Publicidade

Ainda assim, havia a expectativa de essas “novas” Apple TVs virem equipadas com chips A5X em vez de A5, devido ao identificador S5L8947. Como o A5X original de iPads de terceira geração tinha um identificador S5L8945, a aposta era mesmo bem plausível.

Mas agora o MacRumors pôs as mãos numa dessas novas unidades e confirmou que o set-top box continua equipado com um chip A5. Todavia, não é qualquer chip A5: ele está mesmo (bem) menor que antes.

Apple TV com chip A5

A primeira versão do chip A5 apareceu no iPad 2. Construído no processo de 45 nanômetros da Samsung, ele media 10,09×12,15mm. Na Apple TV de terceira geração e na versão atualizada do iPad 2, a Apple passou a usar uma versão menor dele, com 8,19×8,68mm — fabricado em 32 nanômetros.

Publicidade

Agora, nessa “nova” Apple TV, parece que a empresa passou a fabricar o chip num processo de 28 nanômetros. Se for isso mesmo, é bem provável que a fornecedora da Apple seja agora a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), como especulavam vários rumores.

O novo chip A5 encontrado nesses modelos atualizados de Apple TVs mede somente 6x6mm. Isto é, em dois anos a Apple conseguiu reduzir em 70%(!) a área física ocupada pelo processador — um feito e tanto.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Vídeo: comediante Bill Maher comenta situação atual da Apple na bolsa, afirmando que “as coisas nunca estão boas o suficiente”

Próx. Post

Segurança no mundo Apple: cursos, livros e certificações

Posts Relacionados