O melhor pedaço da Maçã.

Aplicativo Chatology para OS X nos permite fazer algo simples, porém impossível: buscas dentro do app Mensagens

Ícone - Chatology

Ícone - MensagensApesar de adorarmos os produtos (hardwares e softwares) da Apple, ela está longe de ser uma empresa perfeita. Quer prova mais concreta disso do que o aplicativo Mensagens?

Publicidade

Sinceramente, eu não sei o que acontece que a Apple simplesmente não consegue fazer o mensageiro funcionar da maneira correta. Com a chegada do OS X 10.8.4, a empresa disse que resolveu alguns problema relacionados à ordem cronológica das mensagens, mas aqui elas continuam com problemas — sem falar num bug que surgiu o qual não redimensiona de forma correta a coluna da esquerda, deixando as informações “encolhidas”.

Já experimentou fazer uma busca no Mensagens? Sério, tente apenas uma vez e veja o quão irritante é. Das duas, uma: ou o Mac congela por um período indeterminado ou quase levanta voo de tão forte que as ventoinhas rodam. A coisa é tão ruim que a desenvolvedora Flexibits (criadora do Fantastical) enxergou uma oportunidade e lançou um aplicativo única e exclusivamente para isso: fazer buscas dentro do Mensagens.

Chatology


Com o Chatology eles prometem buscas eficientes no app da Maçã, mostrando resultados quase que instantaneamente, com indicações de dia, hora e contato, separando o joio do trigo (links, imagens e texto).

A Flexibits não tem como desenvolver uma solução 100% integrada ao Mensagens pois ele é um aplicativo da Apple, nativo do sistema. Mas eles fizeram o máximo para deixar tudo bem integrado, desde o visual ao atalho Command + F que, ao ser acionado no Mensagens ou no iChat, abre o Chatology — é preciso ativar essa opção nas preferências do app.

Publicidade

O que eles fizeram foi uma interface simples, de bom gosto e eficiente para armazenar as conversas do Mensagens — algo que o sistema já faz por conta própria —, mas que oferece uma decente capacidade de busca. Por que a Apple não fez algo assim em seu próprio aplicativo? Pois é, me pergunto a mesmíssima coisa…

Publicidade

Minha torcida fica para que a Maçã resolva isso tudo de uma vez por todas no OS X Mavericks, assim como fez com a questão de trabalhar com apps em tela cheia ao utilizarmos monitores externos. Mas para quem precisa do recurso funcionando *agora*, o Chatology é um boa opção — ele custa US$20 e pode ser testado gratuitamente por duas semanas.


Ícone - ChatologyChatology [site oficial]

US$ 20 | 7,1 MB | requer o OS X 10.7 ou superior.
Compatível com Macs.
Desenvolvedor(a): Flexibits.

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Nova Adobe Creative Cloud está agora disponível para todos

Próx. Post

Review duplo: meDrive e DualRole, da Kanex

Posts Relacionados