O melhor pedaço da Maçã.

Apple perde processo contra o governo dos EUA em caso envolvendo fixação de preços de ebooks [atualizado: Apple apelará]

iBooks em iPad, iPad mini e iPhone 5

Em abril de 2012, o Departamento de Justiça (Department of Justice, ou DoJ) dos Estados Unidos processou a Apple e algumas editoras, acusando as empresas de promoverem cartel (controle de preços) no mercado de ebooks.

Publicidade

A firma de Cupertino estava convicta de que sairia vitoriosa da história e que provaria que conseguiu quebrar o monopólio da Amazon.com na venda de livros digitais — tanto que fez questão de não entrar em acordo e ir a julgamento.

iBooks em iPad, iPad mini e iPhone 5

A análise do caso começou em junho deste ano e, agora, chegou ao fim. E o resultado não foi nada bom para a Apple. De acordo com a Reuters, a Maçã foi considerada culpada pela juíza Denise Cote (responsável pelo caso).

Publicidade

Os danos, porém, ainda não foram divulgados. Assim que a informação sair, atualizaremos este post.

Atualização

Segundo o AllThingsD, a juíza Cote declarou em sua sentença que “a Apple desempenhou um papel central em facilitar e executar a conspiração.” Já Tom Neumayr, porta-voz da Apple, disse:

A Apple não conspirou para fixar os preços de ebooks e continuará lutando contra essas acusações falsas. Quando introduzimos a iBooks Store em 2010, nós demos mais escolhas aos consumidores, injetando uma aguardada dose de inovação e competição no mercado, quebrando o monopólio da Amazon na indústria de publicação. Nós não fizemos nada de errado e apelaremos da decisão da juíza.

Mesmo com a Apple já deixando claro que apelará, ainda teremos uma nova audiência para conhecer os danos dessa decisão.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM na App $tore: Sky Safari 3, iFiles, The Sims Medieval [HD], Lumiè, Chopper 2 e mais!

Próx. Post

Web Translator é um cliente do Google Translate que traduz sites inteiros em iGadgets

Posts Relacionados